Sociedade

Covid.19:Algarve com 610 casos ativos e «número recorde» sob vigilância

Delegada de Saúde Regional - Ana Cristina Guerreiro
Delegada de Saúde Regional - Ana Cristina Guerreiro  
A região do Algarve tem 610 casos ativos de covid.19.

Em conferência de imprensa realizada esta manhã, na Comissão Distrital de Proteção Civil, em Loulé, a Delegada de Saúde Regional - Ana Cristina Guerreiro, confirmou que há 610 casos ativos, 16 internados, 4 na Unidade de Cuidados Intensivos, mantendo-se os 21 óbitos, com 1606 recuperados (cumulativo).
 
A Delegada de Saúde disse que há «um número recorde» de 1508 pessoas que estão sob vigilância ativa no Algarve, tendo sublinhado que a fase agora «é diferente», comparando com o Verão, muito à custa de uma maior circulação de pessoas em especial, ligada ao novo ano escolar. 
 
As atenções das autoridades de saúde estão também viradas para as populações de etnia cigana, nos concelhos de Portimão e Albufeira, com 60 infetados, «mas em breve poderá haver casos noutros concelhos algarvios», confirmando que já foram realizados cerca de 200 testes àquelas populações.
 
Relativamente aos lares, avançou que foram registados casos de covid em 3 lares da região, nomeadamente em Quarteira, Olhão e Tavira, este último, com 15 residentes e 5 funcionários positivos, 2 residentes estão internados.
 
Aos jornalistas foi dito que o lar de Tavira, está a seguir todas as normas das entidades de saúde, com duas alas separadas, «em que uma só tem casos covid, numa operação que tem sido muito bem coordenada pela equipa da instituição, para controlar a doença nas suas instalações», realçou.
 
A responsável deixou ainda um alerta para que as pessoas não vão trabalhar, caso apresentem sinais da doença, aconselhando a contactarem de imediato a linha Saúde 24. «Desta forma poderemos sinalizar mais rapidamente os casos, contendo a propagação do vírus», concluiu.
 
Casos ativos por concelho: