A delegada de saúde regional reportou esta manhã em conferência de imprensa na Comissão Distrital de Proteção Civil de Faro, de que há 879 casos ativos de Covid.19 no Algarve.
Até agora foram registados 2.723 infetados, mais 56 nas últimas 24 horas com 1.810 recuperados (cumulativo), o equivalente a 66,50%.
34 pessoas encontram-se internadas, 3 nas Unidades de Cuidados Intensivos. A mesma fonte referiu que há 34 óbitos na região, em que 3 deles ocorreram esta quinta-feira. Ana Cristina Guerreiro disse que os óbitos estão relacionados com três idosas, duas com mais de 90 anos e com um conjunto de comorbilidades associadas à doença e uma outra idosa com 86 anos. Os óbitos pertencem aos concelhos de Vila Real de Stº António, Tavira e São Brás de Alportel, este último ligado ao surto no Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia.
Neste momento estão sob vigilância ativa 1.408 pessoas e 146 (cumulativo) tiveram alta hospitalar.
Em relação ao boletim da passada sexta-feira, dia 23 de outubro, confirmam-se mais 48 casos ativos e 332 novos casos de Covid.19. Mais 280 pessoas encontram-se recuperadas.
Há mais 23 pessoas internadas (34), e mais 2 nos cuidados intensivos (3). Sob vigilância ativa estão mais 221 pessoas.
Mais 13 doentes tiveram alta hospitalar.
A delegada de saúde referiu-se a alguns surtos que merecem atenção, nomeadamente numa clínica de hemodiálise em Faro, com 4 casos identificados. As preocupações das autoridades de saúde, centram-se também junto de trabalhadores rurais migrantes, em várias localidades, desde Albufeira, Faro, Olhão, Tavira e Vila Real de Stº António. A responsável mostrou-se atenta à situação, «na medida em que por norma estes trabalhadores vivem numa condição de grande acumulação nas suas habitações e torna-se muito difícil não haver propagação do vírus», sublinhou.
Foi assinalado um surto nos sub-23 do Portimonense, «antes de irem jogar à Madeira, deram positivos dois jogadores, tendo sido efetuados dois voos, depois da chegada já registámos 15 casos, pelo que estão todos em isolamento».
Ainda no desporto, foram detetados 14 casos positivos nas equipas de Fórmula 1, «relacionados com pessoas estrangeiras que pertencem às equipas que estiveram em Portimão», alguns casos foram identificados no plano de testagem das próprias equipas e outro porque sentiu sintomas e recorreu aos serviços de saúde da região.
Quanto às escolas, até agora ficaram de quarentena 59 turmas, por casos de alunos infetados, em que 26 turmas já têm resolvida a sua situação. As escolas mais afetadas pertencem aos concelhos de Portimão, Faro, Lagos, Loulé e Vila Real de Stº António.
Finalmente em relação aos lares, há 3 surtos ativos, no lar de Balurcos em Alcoutim, no lar Sol e Mar de Tavira e no lar da Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel.
Situação Epidemiológica no Algarve: