Economia

Covid.19:Autarquia de Albufeira distribui 5700 “vales-restauração” a profissionais de saúde

A Câmara Municipal de Albufeira, a ACRAL – Associação de Comércio e Serviços do Algarve e a AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal assinaram ontem, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, um protocolo de cooperação que possibilita a atribuição de vales solidários a todos as pessoas que estão na linha da frente do combate à pandemia de covid-19 no concelho de Albufeira.

PUB
Em nota de imprensa o município informa que no total vão ser distribuídos 5700 vouchers, no valor unitário de 20 euros (um por cada profissional mais um para o respetivo acompanhante) que poderão ser utilizados nos estabelecimentos de restauração, similares e hotelaria do concelho, num investimento global a rondar os 120 mil euros. 
 
O “Vale Restauração” poderá ser descontado numa rede de aderentes, entre 31 de dezembro e 31 de março de 2021, sendo que a lista está disponível para consulta no site da autarquia. A seguir à assinatura do protocolo, os primeiros vales foram entregues simbolicamente, pelo presidente José Carlos Rolo, aos profissionais do Centro de Saúde de Albufeira.
 
Trata-se de mais uma iniciativa no âmbito do programa Município Presente, “que conjuga o duplo objetivo de reconhecer e agradecer a quem durante todos estes meses tem dado o máximo de si em prol dos outros, muitas vezes em condições físicas e psicológicas extremamente difíceis, ao mesmo tempo que visa apoiar a economia local num momento de enorme dificuldade para as empresas”, destacou o presidente da Câmara Municipal de Albufeira que disse reconhecer que se trata de um pequeno contributo. “Não vai chegar para resolver todos os problemas, uma vez que o setor da restauração foi dos mais afetados pela pandemia, mas é uma ajuda importante para evitar que as empresas fechem e para que a partir de março/abril, quando começarem a chegar os turistas, o setor esteja um pouco mais fortalecido e preparado para os receber”.
 
Cristóvão Lopes, delegado regional da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal - AHRESP, referiu que “apesar de simbólica, a iniciativa é de extrema importância para o nosso setor de atividade e é um sinal que todos os setores da sociedade albufeirense estão juntos para promover e injetar confiança na nossa atividade. Ter o privilégio de poder participar nesta iniciativa é para nós muito importante e gratificante, disse, sublinhando que “a AHRESP está disponível para participar em todas as iniciativas que tiverem como foco ajudar a promover a atividade em Albufeira, sobretudo ajudar a ultrapassar esta fase difícil para aquando da retoma podermos acompanhar o crescimento económico da nossa cidade”. O delegado da AHRESP comprometeu-se a fazer tudo para promover esta iniciativa que considerou “de valor acrescentado para o setor” e fazê-lo como “um ato de reconhecimento para quem participou ativamente na gestão desta pandemia” que tantos problemas tem causado à sociedade”.
 
O presidente da direção da Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve - ACRAL revelou a satisfação de “ver as autarquias a darem uma resposta clara, dentro daquilo que conseguem fazer, criando mecanismos atrativos para minorar os problemas que estão a acontecer”. Paulo Alentejano, corroborou a opinião de José Carlos Rolo sobre a importância de reforçar a confiança nas pessoas e nas empresas para que tudo volte à normalidade. “Temos que acreditar que vamos dar a volta, daqui a pouco está aí o verão e temos que acreditar qua as coisas vão voltar, não à normalidade, mas que vão voltar a acontecer com alguma naturalidade, dentro da medida do possível”. O presidente da ACRAL aproveitou por enaltecer a Câmara Municipal de Albufeira “por estar sempre presente e disponível para junto dos empresários de restauração, comércio e serviços desenvolver, em articulação connosco, os mecanismos para minorar esta situação de má memória, que esperamos agora seja mais rápido de ultrapassar”.
 
Após a assinatura do protocolo, seguiu-se uma visita ao Centro de Saúde de Albufeira para entregar simbolicamente os primeiros “Vales-Restauração” aos profissionais de saúde que ali trabalham.
 
 
A diretora executiva do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Algarve I – Central também enalteceu o facto de “o município de Albufeira ter aceitado, desde a primeira hora, a transferência de competências na área da Saúde, “assumindo como prioritária a preocupação da saúde, quer dos utentes quer de quem visita, mas sobretudo de quem aqui trabalha”. Tem sido uma preocupação também da Câmara a segurança dos utentes e dos próprios profissionais, nomeadamente através da colaboração que tem prestado nas zonas adstritas à covid-19, bem como da disponibilização de todos os materiais que temos solicitado”, sublinhou.
 
Sílvia Cabrita agradeceu em nome de toda a equipa da saúde e louvou a iniciativa de agradecimento a todos os profissionais que estão na linha da frente do combate à pandemia, bem como o apoio prestado à restauração, que qualificou como uma das áreas prioritárias da região do Algarve.
 
A finalizar o programa, foi entregue o dístico de aderente a um restaurante. O proprietário mostrou-se bastante agradado com a iniciativa que considerou uma mais-valia para a restauração e uma motivação suplementar para quem está na linha da frente e para os restaurantes aderentes. 
 
Entretanto, a partir de amanhã e até ao dia 3 de janeiro, o município vai implementar uma nova medida de apoio ao setor da restauração, através do financiamento de serviços de Take away efetuados dentro do concelho. O serviço, que é totalmente gratuito, será prestado através da Albucoop, no âmbito da “Bolsa de Quilómetros”, recentemente protocolada com aquela associação. Assim, ao encomendar nos serviços aderentes do Vale Solidário/Vale Restauração, poderá aceder gratuitamente a serviços de Take Away.
 
 
Na mesma nota, a autarquia lembra que a atribuição do “Vale Restauração” é a última iniciativa desde ano do programa Município Presente, onde estão incluidas as iniciativas “Cheque-Prenda” entregue às crianças e jovens dos vários níveis de ensino para adquirem um presente de Natal no comércio local, a gala “Corações de Natal” destinada a apoiar os artistas e agentes culturais e a “Bolsa de Quilómetros”, um protocolo com a Albucoop com vista a apoiar o setor de transportes.   
 
Em termos de apoios, o município lembra ainda que desde março, foram criadas outras medidas de forma a mitigar os impactos negativos da pandemia, nomeadamente através da isenção das tarifas fixas de águas e resíduos, isenção de taxas de ocupação da via pública, oferta de tablets e computadores portáteis aos alunos, oferta de EPIS - equipamentos de proteção individual aos profissionais de saúde, escolas, forças de proteção e segurança e IPSS, apoios a famílias em situação de vulnerabilidade económica ou a constituição de duas edições do Fundo de Apoio Empresarial no valor de 1,2 milhões de euros.
 
José Carlos Rolo aproveitou para anunciar que para o próximo ano já estão previstas novas medidas, entre as quais a isenção das tarifas fixas de abastecimento de água e resíduos, desta feita destinada à hotelaria, comércio e restauração.