Com o ano letivo 2020/2021 prestes a arrancar, o município de Lagos e os Agrupamentos de Escolas do concelho, promoveram várias ações com o objetivo de assegurar o cumprimento de todas as diretrizes governamentais e das autoridades de saúde no que respeita ao combate da disseminação da COVID-19.
Uma das medidas passou pelo reforço de pessoal não docente através da contratação de 30 assistentes operacionais nos dois agrupamentos do concelho, Júlio Dantas e Gil Eanes, informou o Município em comunicado. As áreas comuns das escolas foram e serão regularmente alvo de intervenções de limpeza e desinfeção e os transportes escolares também terão a sua oferta adaptada.
Para melhor esclarecimento de dúvidas relacionadas com normas e procedimentos no âmbito da pandemia, a Câmara de Lagos refere que estão a ser promovidas "várias ações junto das direções dos agrupamentos" com a participação da Proteção Civil.
Na área alimentar, o novo ano letivo inlcui nas ementas escolares, refeições vegetarianas para todos os alunos da educação pré-escolar e 1º ciclo de ensino básico. As escolas básicas de 1º ciclo de Odiáxere, Santa Maria, Ameijeira e Sophia de Mello Breyner Andresen terão parte do seu mobiliário renovado através de um investimento de 17.000 € (acrescido de IVA).
Relativamente ao equipamento informático recentemente adquirido para apoio ao ensino à distância (400 computadores portáteis e 100 tablets) este continuará sob a responsabilidade dos agrupamentos para promover a igualdade de oportunidades no ensino, mantendo-se o empréstimo e com obrigação de restituição no final do ano letivo. Além disso, todas as salas de aula do 2º e 3º ciclos das Escolas das Naus e Tecnopolis e todas as bibliotecas das escolas de ensino básico de ambos os agrupamentos serão apetrechadas com painéis interativos, num total de 66 equipamentos, que resultaram de um investimento de 112.000 € (acrescido de IVA). Medida que contempla o processo iniciado no ano transato onde se apetrecharam as salas de aula do 1º ciclo de ensino básico com esses materiais, sublinha o mesmo comunicado.