Economia

Covid:19:Câmara de Albufeira abre candidaturas à terceira fase do Fundo de Apoio Empresarial e Associativo

 
Tendo em vista complementar as medidas extraordinárias e de caráter urgente adotadas pelo Governo no combate à pandemia convid-19, o município de Albufeira criou o Fundo de Apoio Empresarial e Associativo que visa o apoio à tesouraria das empresas.

Nas fases I e II desse fundo, criado para ajudar os empresários do concelho a vencer a crise económica provocada pela pandemia, que decorreu durante o ano de 2020, foi esgotada toda a verba definida pela câmara municipal, tenho chegado a 591 empresas, empresários em nome individuais e profissionais liberais, num apoio de quase 1,2 milhões de euros.
 
Entretanto, a autarquia anunciou hoje que estará disponível, entre os dias 22 de fevereiro e 05 de março, uma terceira fase de candidaturas ao fundo, com uma dotação de 542 mil euros, conforme a proposta apresentada pelo presidente da Câmara na reunião do executivo desta semana, com aprovação do restante elenco.
 
Em comunicado, o município explica que a terceira fase destina-se a empresários e a profissionais liberais com domicílio fiscal ou sede no concelho de Albufeira e/ou que exerçam a sua atividade primordialmente na circunscrição territorial do município, através da exploração de um estabelecimento, cuja atividade tenha sofrido uma quebra de faturação no anos de 2020 de, pelo menos, 40% comparativamente com o ano 2019.
 
As atividades elegíveis são a restauração e similares, o comércio de bens a retalho, a prestação de serviços e a indústria, agricultura e pesca.
 
José Carlos Rolo explica que “o prolongamento do estado de emergência, dado o pico da pandemia veio declinar as esperanças que os nossos empresários detinham quanto ao Carnaval e à Páscoa, pelo que esta terceira fase do Fundo que criámos no ano passado justifica-se a todos os níveis, é uma tentativa de salvar empresas, postos de trabalho e famílias”. O autarca aponta que a situação é “muito grave e que estamos a falar de sobrevivência, das empresas e das pessoas”.
 
Uma vez mais, o autarca apela aos profissionais liberais e aos empresários que “não deixem de acreditar em Albufeira. Este fundo foi criado pelo município para evitar o estrangulamento da nossa economia e, com a vacinação, ainda pode ser possível termos um verão com turistas, pois também eles anseiam por esta terra”. José Carlos Rolo lembra ainda que “este fundo representa, para já, um investimento direto e a fundo perdido de 1 milhão e 742 mil euros”.