Sociedade

Covid.19:Câmara de São Brás de Alportel fala de uma medida «desajustada e injusta»

A Câmara Municipal de São Brás de Alportel, considera que o anúncio do Governo de incluir o município no mapa dos concelhos portugueses, em situação de alto risco de contágio pelo novo coronavírus, sendo alvo de um conjunto de medidas mais restritivas, como uma medida "desajustada e injusta".

PUB
 
Em comunicado a autarquia refere que o concelho, «tem sido um dos concelhos da região e do país com menor número de casos, em que os casos ativos que têm surgido registaram-se nas últimas duas semanas».
 
A edilidade explica qua «a larga maioria» dos 37 casos positivos ativos neste momento, cerca de 80%, dizem respeito a um único surto, «perfeitamente circunscrito» a um piso do Lar de Terceira Idade da Sta. Casa e que está devidamente monitorizado pela autoridade local de saúde.
 
O executivo camarário diz lamentar a opção «por um critério frio, assente apenas e só sobre uma fórmula matemática, que não tem em conta a realidade dos territórios, nem a natureza dos surtos ou o acompanhamento que é feito pelas autoridades locais de saúde».
 
Neste enquadramento, o município salienta que «a injustiça» de integrar o mapa, prende-se com as caraterísticas singulares do território:« somos um concelho pequeno, com uma única freguesia, no centro do Algarve, rodeados dos principais centros urbanos da região. Somos duplamente prejudicados: por termos pouca população, apesar de termos poucos casos, a percentagem ultrapassa o limite e foi considerado. E porque só temos uma freguesia, não somos considerados de baixa densidade, logo não beneficiamos da exceção, como beneficiaram outros concelhos, com situações circunscritas a um território, como é o nosso caso», regista.
 
Com as novas medidas que vão entrar em vigor esta quarta-feira, a mesma fonte teme que a economia local seja «seriamente» prejudicada». Conforme acrescenta, «o número de casos ocorridos no tecido económico do concelho foi particamente nulo». 
 
Ainda assim, diz que irá respeitar e cumprir as novas medidas: «continuaremos a desenvolver todos os esforços, para melhorar ainda mais estes resultados» conclui.