Sociedade

Covid.19:“Camião da Esperança” já realizou 300 testes serológicos em Albufeira

Esta sexta-feira o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, visitou o “Camião da Esperança”, que tem estado a passar por várias praias do concelho (Santa Eulália, Salgados e Pescadores) para se inteirar sobre como está a decorrer a iniciativa, tendo aproveitado para realizar o teste serológico, que deu negativo, informou hoje a autarquia em comunicado.

PUB
 
José Azevedo, presidente da ANSA – Associação de Nadadores Salvadores seguiu-lhe o exemplo, tendo obtido o mesmo resultado.  
 
De acordo com Paulo Costa, Diretor Geral da Globalsport, empresa responsável pela coordenação da iniciativa, o projeto, que numa primeira fase teve por objetivo combater a COVID-19 através da aplicação de testes em massa, tem, nesta segunda fase, por missão informar e sensibilizar para a importância das regras de saúde pública. “No fundo, pretendemos transmitir que o Algarve é um destino seguro, está preparado e está tão preocupado que conseguiu ter uma equipa ao longo dos próximos 40 dias a percorrer toda a costa algarvia, a dar apoio às famílias, que sem saírem da praia podem receber informação sobre como proceder em caso de eventuais sintomas. Se quiserem podem dirigir-se ao camião e realizar o teste serológico, que revela o grau de imunidade, ou seja, diz se a pessoa já esteve em contacto com o vírus, ou em caso de maior preocupação pode efetuar o teste por zaragatoa (de base molecular), que deteta a presença do vírus SARS-CoV-2.”
 
Segundo explica a autarquia, os testes são gratuitos com prescrição médica e estão disponíveis a toda a população até à próxima segunda-feira, dia 20 de julho, no “Camião da Esperança”, que se encontra estacionado junto à Praia dos Pescadores. Para fazer o teste basta deslocar-se até lá, entre as 9h00 e as 14h00, e fazer a sua marcação no local, através do Facebookou ligando para o número: 351 963 409 387.
 
O Município adianta que nos quatros dias em que o camião tem estado em Albufeira, foram distribuídos 7 mil folhetos informativos, contactadas 3 mil pessoas, nas praias, restaurantes e nas ruas, realizados 300 testes serológicos e 12 testes por zaragatoa, “o que é bom sinal, porque significa que o medo já não está tão presente e as pessoas só recorrem aos testes moleculares se estiverem a sentir-se mal”, justifica o coordenador do evento. O “Camião da Esperança” é suportado por uma equipa de 20 profissionais: médicos, biomédicos, enfermeiros e psicólogos. Para além dos testes disponibiliza, também, aconselhamento médico, com encaminhamento para o SNS, sempre que haja qualquer tipo de sintomas.
 
A iniciativa promovida pela Região de turismo do Algarve e por vários municípios da região, conta com o apaio da TVI, Rádio Comercial, Galp, Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, KPMG, Mundipharma Portugal, Nasamotor, Planetiers, Sabseg e Unilabs. Toda a operação logística é coordenada pela Globalsport.