Sociedade

Covid.19:Camião da Esperança percorre Algarve até 14 de agosto

Camião da Esperança em Portimão até 13 de julho
Camião da Esperança em Portimão até 13 de julho  
O Camião da Esperança está de regresso à estrada e percorre, entre os dias 9 de julho e 14 de agosto, as principais ruas e praias de seis municípios do Algarve: Portimão, Albufeira, Olhão, Tavira, Lagos e Lagoa.

 
O objetivo desta missão é contribuir para o processo de informação e diagnóstico da covid-19 na região, numa altura de maior procura por turistas de todo o mundo durante as férias de verão. A equipa do Camião da Esperança presta aconselhamento em boas práticas de saúde pública, realiza testes e tem disponível um posto de enfermagem gratuito ao serviço de toda a população.
 
Depois da primeira missão, que percorreu 21 municípios e realizou mais de 2500 testes, o Camião da Esperança está de regresso, para uma missão totalmente dedicada à região do Algarve. Com o foco em informar e testar, a missão pretende ajudar a conter a disseminação do novo coronavírus e colaborar com a Região de Turismo do Algarve, e executivos municipais envolvidos, na projeção e recuperação internacional da imagem de excelência do Algarve como um destino limpo e seguro.
 
O programa do Camião da Esperança contempla as seguintes localidades e datas: Portimão – 9 a 13 de julho; Albufeira – 15 a 20 de julho; Olhão – 22 a 26 julho; Tavira – 28 de julho a 1 de agosto; Lagos – 3 a 7 de agosto; Lagoa – 9 a 14 agosto. Os serviços estão disponíveis entre as 9h00 e as 14 horas. 
 
 
O acesso à realização de testes é prioritária às situações indicadas pelos municípios ou pela Autoridade de Saúde, sendo possível, a qualquer utente, agendar a realização de um teste, sujeito a pagamento (molecular – 100€, serológico – 40€). O resultado do teste molecular (deteta a presença do vírus SARS CoV-2) está previsto em 24 horas. O resultado do teste serológico (deteta a presença de anticorpos, mas não permite diagnóstico) é imediato. O teste molecular está sujeito a prescrição e avaliação.
 
O Camião da Esperança é uma iniciativa promovida pela Região de Turismo do Algarve, e pelos municípios de Albufeira, Lagoa, Lagos, Olhão, Portimão e Tavira, com o apoio da TVI, Rádio Comercial, Galp, Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública (ANMSP), KPMG, Mundipharma Portugal, Nasamotor, Planetiers, Sabseg e Unilabs. Toda a operação logística é coordenada pela Globalsport.