Relativamente ao surto de Covid.19 em Lagos, foram realizados 1222 testes, com 76 casos positivos, e apenas dois internados, mas o número subiu hoje para 90, sendo ainda aguardados os resultados dos testes feitos esta sexta-feira.
Há a registar 9 crianças dos 0 aos 9 anos, que estão infetadas e 14 dos 10 aos 19 anos. As faixas etárias mais afetadas são dos 20 aos 29 anos, com 31 infetados e dos 30 aos 39 com 15 positivos.
Os testes revelaram que 82% dos infetados pertencem a pessoas residentes no concelho de Lagos, 13% do concelho de Portimão e 5% de outros concelhos que a Delegada de Saúde não especificou, mas deu a entender que são referentes a pessoas que vivem fora da região .
Até agora 7,5% da população algarvia já foi testada, com 330 casos recuperados, 6 internamentos, nenhum nos cuidados intensivos.
Há também 345 pessoas que estão sob vigilância ativa.
Segundo Ana Cristina Guerreiro, a estratégia para dar resposta ao surto de Lagos, tem passado pela identificação das pessoas, e fazer o máximo de testes de despistagem. A Delegada de Saúde referiu que a situação «deverá estabilizar dentro de 2 a 3 dias», referindo, contudo, que vão acontecer mais alguns casos positivos associados, «por pessoas próximas dos infetados».
A responsável adiantou que não está prevista a implementação de alguma cerca sanitária na região. Assinalou que o caso da funcionária da Escola Secundária de Faro está ligado, «ao cluster de Lagos, e que todos os funcionários estão hoje a ser testados».