Sociedade

Covid.19:Cemitérios do concelho de Loulé abertos no Dia de Todos os Santos, mas com novas regras

 
A Câmara Municipal de Loulé, numa ação concertada com as juntas de freguesia, irá manter os cemitérios do concelho abertos nos dias 31 de outubro, sábado, e no feriado do dia 1 de novembro, Dia de Todos os Santos, no horário compreendido entre as 8h00 e as 17h00.

Em nota de imprensa, a autarquia sublinha que, o município criou regras específicas para este período, «de forma a permitir que a população possa assinalar esta tradição religiosa», rezar e prestar homenagem aos seus fiéis defuntos, «mas assegurando todas as medidas de segurança sanitária».
 
Assim, de forma a prevenir eventuais contágios por SARS-Cov -2, a lotação em cada um dos cemitérios será definida de acordo com a sua área total, não podendo permanecer no interior desses espaços, em simultâneo, mais do que o número de pessoas estipulado.
 
Na mesma nota é assinalado que, a autarquia e as respetivas juntas de freguesia criaram igualmente circuitos de circulação, com pontos de entrada e de saída diferentes, havendo, nessa medida, um controlo nos acessos.
 
Por outro lado, será obrigatório o uso de máscara, bem como o distanciamento social, não sendo permitida a concentração de mais de 5 pessoas, excetuando se as mesmas pertencerem ao mesmo agregado familiar, completou.
 
Refira-se que para o habitual Mercado de Flores, que decorrerá junto ao Cemitério Municipal de Loulé, entre os dias 26 de outubro a 2 de novembro, «serão aplicadas igualmente regras rígidas de proteção», tanto dos vendedores como dos clientes, «por forma a assegurar a segurança sanitária neste espaço público», por exemplo a higienização das mãos, o cumprimento da etiqueta respiratória e a disponibilização de solução desinfetante.
 
A mesma publicação lembra que, numa altura em que o Governo decretou a proibição de saída do respetivo concelho de residência entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro, a Câmara Municipal de Loulé reforça também as medidas preventivas de uma eventual propagação do vírus numa data que se reveste de especial importância para toda a comunidade. Segundo a autarquia louletana, o objetivo deste Plano de Contingência «é sensibilizar a população para que não se concentre num único dia nos cemitérios do concelho», concluiu.