Sociedade

Covid.19:CHUA recebe 30 ventiladores do Ministério da Saúde

A secretária de Estado adjunta e da Saúde, Jamila Madeira, esteve esta manhã na unidade de Faro do Centro Hospitalar e Universitário do Algarve (CHUA), para entregar formalmente 30 novos ventiladores, que vão reforçar a rede de cuidados intensivos no Algarve.

PUB
 
Segundo a Governante, dos 30 ventiladores mecânicos invasivos, 20 ficam na unidade de Faro e 10 na unidade de Portimão, num investimento a rondar os 600 mil euros.
 
A visita serviu também como forma de reconhecimento pelo trabalho «feito na região» no combate à pandemia, «o Algarve apresentou-se sempre ao longo desta crise sanitária, como a região com menos casos ativos, com menor número de óbitos e com o reforço das operações e capacidade de resposta demonstrada», frisou Jamila Madeira.
 
Neste momento, o CHUA tem 29 camas nas unidades de Cuidados Intensivos, «mais do que suficientes para responder às necessidades que foram ocorrendo», registou a secretária de Estado, lembrando que aos 30 ventiladores entregues hoje, os hospitais de Faro e Portimão, receberem recentemente outros 30 aparelhos, numa oferta da AMAL - Comunidade Intermunicipal do Algarve.
 
 
Jamila Madeira assinalou que através do Orçamento Suplementar, o investimento na capacidade de resposta no âmbito da Covid.19 vai continuar, quer ao nível laboratorial quer na medicina intensiva, «que prevê que cheguemos a dezembro deste ano, com uma média de 9.4 camas de ventilação (UCI), por 100 mil habitantes», aproximando o país do rácio europeu.
 
Comparando com dezembro de 2019, o Governo prevê uma duplicação de camas ventiladas no SNS até ao final do ano. Até agora vieram da China 952 ventiladores, em 14 voos fretados pelo Ministério da Saúde, além de um conjunto de doações e entrega de equipamentos e outros recuperados e aptos a servir os cidadãos.
 
Jamila Madeira disse que o Algarve vai também ser reforçado por profissionais de saúde neste verão. Na mesma visita, anunciou que a instalação do novo aparelho de TAC - (Tomografia Axial Computorizada) no Hospital de Faro, «está praticamente afinado e a funcionar», e destacou a obra na central de esterilização, no valor de 120 mil euros, «permitindo reforçar a capacidade de resposta de todo o centro hospitalar» e a intervenção de meio milhão de euros na Cardiologia, que vai arrancar esta semana.