Sociedade

Covid.19:Delegada de Saúde pede mais cuidado nas esplanadas algarvias

Segundo avançou esta manhã a delegada Regional de Saúde em conferência de imprensa no Comando Distrital de Proteção Civil, a região regista mais 5 casos de Covid.19 (381), em relação aos dados reportados ontem pela Direção Geral de Saúde, que apontava para 376.

PUB
 
Ana Cristina Guerreiro falou de 4 pessoas que estão internadas, sem qualquer caso de internamento nas unidades de cuidados intensivos. Há até agora 299 recuperados, o que dá uma média de 78,5% de recuperados e 16 óbitos.
 
136 pessoas encontram-se sob vigilância ativa. Ao todo foram realizados no Algarve 30 mil testes, o que equivale a 7% da população residente. 
 
A Delegada de Saúde referiu que no Lar de Boliqueime há 3 residentes que estão internados e dois funcionários que se encontram a recuperar em casa. Relativamente aos focos de migrantes que foram registados em Tavira e Armação de Pêra, «as pessoas infetadas continuam a fazer o seu processo normal de cura», confirmou.
 
Apesar da região está a passar por uma fase «estável e próxima do normal», Ana Cristina Guerreiro, deixou, no entanto, uma recomendação para que as pessoas tenham mais cuidado com o distanciamento social nas esplanadas dos cafés e restaurantes, «tenho recebido queixas que vão nesse sentido, reportando casos de pessoas que não respeitam a distância mínima nas esplanadas, mas é fundamental respeitar o distanciamento seguro», reforçou. 
 
Devido ao facto de muitas pessoas virem para o Algarve a partir desta fase, é provável que as discrepâncias no registo diário de infetados aumentem na região, «se uma pessoa que veio de fora ficar infetada, será um caso registado no Algarve, só depois será atualizado de acordo com a sua área de residência», explicou. 
 
Na mesma conferência, Paulo Morgado - Presidente da Administração Regional de Saúde do Algarve (ARS), referiu que há apenas 1 profissional de saúde infetado, «todos os outros recuperaram», e lembrou que apesar da situação ser estável, «a doença existe e está na comunidade, por isso apelo para que se continue a ter uma atitude responsável para evitar a transmissão do vírus, não só aos residentes mas também a todos aqueles que nos visitam, minimizando o número de casos e ajudando a economia, pois penso que ninguém quer voltar para trás».
 
Para este responsável, o Algarve prepara-se para a vinda de turistas, as fronteiras também vão abrir, «mas as regras deverão ser cumpridas de forma rigorosa por todos», acentuou. Paulo Morgado mostra-se confiante na resposta dos serviços de saúde, antevendo que «ainda vai dar uma resposta melhor do que aquela que foi dada no início da pandemia, porque há mais conhecimento e o plano de assistência já está montado e irá manter-se, quer nos serviços de saúde, quer nas estruturas da Proteção Civil».
 
Conferência de imprensa:
 
Emídio Santos