Sociedade

Covid.19:Doze funcionárias do lar da ACASO em Olhão sob vigilância ativa

 
Foram registados no último fim de semana, três casos positivos de covid.19, no lar de idosos da ACASO em Olhão.

Os casos estão ligados a duas funcionárias e a uma utente com 88 anos. Todos os restantes 32 idosos da instituição, deram negativo.
 
Ao Algarve Primeiro, João Calão, Diretor de Serviços da ACASO, confirmou que a idosa encontra-se hospitalizada, «está assintomática e estável e não houve aumento de casos». Sob vigilância ativa encontram-se 12 colaboradores de um total de 25. 
 
O responsável explicou que os primeiros casos foram registados na sequência de uma operação de testagem ao lar, por parte das autoridades de Saúde Pública, que esperam realizar novos testes este fim de semana.
 
As funcionárias infetadas, também se encontram estáveis «uma está sem sintomas e a outra com sintomas leves, que mais parece uma constipação». João Calão explicou que as entidades de saúde, entenderam testar a primeira funcionária que estava assintomática, por ter outros familiares com covid: «as entidades foram implacáveis, no sábado foi confirmado o primeiro caso, e no domingo, já sabíamos os resultados de todos os testes aos utentes e funcionários e as medidas a adotar, nomeadamente o internamento da utente e o isolamento das funcionárias», sublinhou.
 
Com vista a reforçar a equipa pela falta de funcionários, foi ativada uma brigada de intervenção rápida para os lares, uma medida governamental, que prevê atuar neste tipo de situações quando há colaboradores que estão em isolamento. 
 
Para já encontram-se 4 novos elementos dessa brigada a desempenhar funções no lar da ACASO, mas virão mais 4 ainda esta semana.