Sociedade

Covid.19:Estudantes do Ensino Superior exigiram medidas ao Governo em Faro

Protesto em Faro (Ualg)
Protesto em Faro (Ualg)  
 
A plataforma Quarentena Académica informou em comunicado que realizou esta manhã um protesto nacional contra "a inação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior no combate à crise social e económica que a comunidade estudantil atravessa, devido à pandemia da Covid-19".

 
No protesto, uma comitiva da Quarentena Académica entregou ao Conselho de Ministros todas as queixas recebidas até agora, exigindo "respostas concretas", para assuntos ligados às propinas, taxas e emolumentos, alojamento estudantil, regras claras para aulas à distância e avaliações, combate ao excesso de trabalho e burnout, ação social direta e mais apoio psicológico.
 
Nas várias ações desenvolvidas a nível nacional todas cumpriram as normas recomendadas pela Direção Geral da Saúde.
 
Segundo o mesmo comunicado, a Quarentena Académica é uma plataforma de apoio a estudantes. Defende que a solução passa por criar um sistema solidário de entreajuda com monitorização virtual dos pedidos e queixas que vão chegando, não só da parte dos estudantes do Ensino Superior, mas também do Secundário e Profissional em Portugal, durante o período de e-learning face à pandemia da Covid-19.
 
Diz ainda que é preciso "encontrar soluções para todos, para que não se coloque o trabalho dos docentes em causa e que se faça com que as instituições de ensino superior sejam promotoras de mecanismos de solidariedade num tempo difícil e extraordinário como este que vivemos", conclui.
 
Redação