A Comissão Municipal de Proteção Civil (CMPC) de Faro, deliberou manter o ativo o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Faro, o qual se encontra em vigor desde dia 2 de maio.
Em comunicado, a autarquia de Faro informa que, a decisão tomada foi dada a conhecer ao Comandante Operacional Distrital (CODIS) de Faro da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, tendo sido ainda deliberado reunir a Comissão Municipal de Proteção Civil extraordinariamente, “sempre que necessário”, enquanto vigorar a atual Situação de Alerta.
Segundo refere a mesma publicação, o aumento considerável da população no concelho, principalmente durante a época balnear, assim como o aumento do número de pessoas infetadas na região foram determinantes para a deliberação de manter ativas as medidas preventivas e especiais de reação face ao risco, bem como toda a estrutura de resposta.
No mesmo comunicado, o Município recomenda à população “que continue a cumprir o espírito cívico” que tem vindo a demonstrar e que se mantenha informada sobre as recomendações e medidas de segurança e prevenção da Direção-Geral da Saúde, em particular as que respeitam ao recato social e às normas de higiene pessoal.
O Município recorda que a Comissão Municipal de Proteção Civil deliberou criar, desde o dia 16 de março, uma Subcomissão de Acompanhamento para a questão COVID-19, de caráter permanente, constituída pelo Delegado de Saúde, pelo Coordenador Municipal de Proteção Civil e por representantes do comando do Corpo de Bombeiros Sapadores de Faro, do comando do Corpo de Bombeiros Voluntários Cruz-Lusa de Faro, Autoridade Marítima Nacional, Cruz Vermelha Portuguesa, Policia de Segurança Pública, Guarda Nacional Republicana e Unidade de Controlo Costeiro. Segundo a autarquia, fazem ainda parte desta estrutura um representante da Segurança Social e um representante do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.