Sociedade

Covid.19:Idas à praia também vão ter restrições

A Delegada de Saúde Regional - Ana Cristina Guerreiro, confirmou esta manhã na conferência de imprensa sobre a evolução da pandemia por Covid.19 na região, que à data de hoje, há 304 infetados, 24 internados, 37 recuperados, 10 óbitos e 7162 testes que deram negativo. Há 411 pessoas que estão sob vigilância ativa e 5 nas unidades de cuidados intensivos com 3 ventilados.

PUB
 
A responsável referiu que a expetativa é que até ao final do Estado de Emergência o número de novos casos diminua, «o ideal para contornar os efeitos da doença era que nos mantivéssemos assim por mais tempo, mas sabemos que isso não é possível, devido aos efeitos económicos, mas mesmo assim temos de cumprir com as recomendações das autoridades de saúde e com o Verão à porta, posso dizer que também haverá restrições na ida à praia».
 
Paulo Morgado - Presidente da ARS Algarve disse que face aos números das últimas semanas e muito particularmente na última semana que apanhou a Páscoa, a região entrou na fase de planalto, com os novos casos a representarem uma média inferior a 5%.
 
Para preservar estes valores e começar a sua diminuição, «é necessário perceber que o esforço de confinamento que tem sido feito, é para continuar até maio, pois enquanto não aparecer um tratamento eficaz ou uma vacina, as nossas rotinas essenciais não podem ser as mesmas, às que tínhamos antes da Covid».
 
 
Paulo Morgado referiu que a questão da falta de reagentes no Laboratório Regional de Saúde Pública, já está ultrapassada, «temos mais rapidez de resposta aos testes, porque deixaram de ir para o Hospital de S. José em Lisboa».
 
Segundo disse, Portugal é um dos países a nível mundial onde mais se faz testes por cada milhão de habitantes. Neste momento o Algarve regista uma média de 400 testes por dia, entre o sistema de despiste do SNS e do ABC - Algarve Biomedical Center que se encontra a fazer a despistagem em todos os Lares do Algarve, cuja operação deverá ficar concluída num prazo de duas semanas. Uma área que está nas prioridades das entidades de saúde algarvias é o apoio psicológico prestado às pessoas, tendo o Presidente da ARS Algarve, anunciado que os Centros de Saúde estão a receber utentes que necessitem deste tipo de apoio, em coordenação com os médicos de família e os psicólogos dessas unidades de saúde primárias.
 
Paulo Morgado confirmou ainda que há 21 profissionais de saúde infetados, «nenhum deles se encontra nos cuidados intensivos». Quanto à chegada dos ventiladores comprados pela AMAL, para estarem ao serviço dos hospitais de Faro e Portimão, a encomenda deverá chegar na próxima semana ao Algarve, assim como aqueles que o CHUA alugou nos últimos dias. Ao todo a região tem capacidade para 77 pontos de ligação para ventiladores, «em que os do setor privado que não são muitos, servirão em caso de necessidade para doentes não Covid».
 
Questionado se a abertura das fronteiras terrestres e aeroportuárias represetam um risco acrescido para o aumento de casos, o Presidente da ARS salientou que sim, «se não houver medidas que mitiguem novos casos, haverá um aumento». Paulo Morgado deu mesmo o exemplo de uma empresa de aviação dos Emirados Árabes Unidos que está a fazer testes aos clientes antes destes iniciarem viagem.
 
AP