Albufeira decidiu avançar com a realização de testes de diagnóstico de Covid-19, tendo adquirido 500 testes de diagnóstico, no valor de 45 mil euros, a um laboratório local, para serem realizados na próxima semana a todos aqueles que se encontram na chamada “linha da frente”: profissionais da saúde, GNR, Bombeiros, Cruz Vermelha e alguns trabalhadores do Município e Juntas de Freguesia.
A Autarquia explica em comunicado que devido "à demora para a realização das análises de despiste do Serviço Nacional de Saúde", decidiu avançar, por sua responsabilidade, para a realização de testes, que serão feitos num laboratório local (AquaLab - Laboratório certificado), a todos aqueles que trabalham em situação de risco.
Uma situação que o presidente da Câmara Municipal, José Carlos Rolo, justifica pela «demora do Serviço Nacional de Saúde na realização de análises de despiste à população» e que «no caso das pessoas que estão na linha da frente, queremos que estejam seguras».
«Esta medida é uma entre tantas outras, como a desinfeção das ruas e espaços públicos, apoio na abertura do Centro de Triagem, apoio nos materiais e acresce que para a semana, prevemos também distribuir máscaras pela população», refere José Carlos Rolo.
O autarca lembra ainda que tem estado em contacto com as IPSS’s do concelho e que «as portas do Município estão abertas para o que for necessário, para aqueles que lidam com públicos, especialmente os mais fragilizados, como o é o caso dos idosos».