A Câmara Municipal de Albufeira, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, está a reforçar ações de rua junto de populações estrangeiras residentes em Albufeira, adaptando a comunicação às diferentes línguas e comunidades, incluindo cidadãos oriundos de países Reino Unido, Holanda e Ucrânia, mas também Índia, Nepal ou Paquistão.
O Município esclarece que em Albufeira, a população estrangeira com estatuto legal de residente representa cerca de 30 % da população residente.
A pensar nesta franja da população, a autrarquia assinala que tem estado nas ruas, lojas e restaurantes destes cidadãos com a realização de ações porta a porta, levadas a cabo pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, com o apoio da Polícia Municipal e GNR.
Para além da informação escrita sobre cuidados a ter e contactos a encetar em caso de necessidade, o Município refere que tem dialogado com estas pessoas para averiguar as suas necessidades nesta fase de pandemia.
Nas mesmas ações as equipas têm sido acompanhadas por uma carrinha com mensagens sonoras, em diversas línguas, onde para além de sensibilizar as pessoas para os cuidados com a saúde, também alertou para a necessidade de não abandonarem os animais.
O Presidente do Município, José Carlos Rolo, refere que «este tipo de ações é fundamental para sensibilizar aqueles que andam na rua, a cumprirem o atual contexto que vivemos; as comunidades estrangeiras que cá residem são muito cordiais e são trabalhadores na maioria, cidadãos que abrem os seus negócios e têm os filhos na escola». O autarca salienta que as dificuldades de arrendamento de casa em Albufeira são um problema para estes cidadãos, mas regra geral, «estão integrados e têm condições para projetarem o seu futuro». «De resto, somos só uma comunidade e devemos em conjunto, respeitar as regras que decorrem do Estado de Emergência Nacional», salienta José Carlos Rolo.