Com o arranque da época balnear, a Autarquia de Lagoa informou que está a ser instalado, nas praias do concelho, um sistema de contagem automática das entradas e saídas em cada praia, em tempo real, "sendo possível conhecer, antes de ir para a praia, o nível de lotação de cada zona e fazer uma escolha mais informada".
O novo sistema e a sua articulação com iniciativas de outras entidades foram verificados durante uma visita do Secretário de Estado das Pescas e coordenador regional do combate à Covid-19 no Algarve, José Apolinário, realizada durante a tarde de sexta feira, 12 de junho.
Conforme adianta comunicado do Município, a informação recolhida pelos sensores instalados na praia, é tratada automaticamente no contexto da “smart city” e disponibilizada ao público nos canais de comunicação municipal - web site, perfil de facebook - mas também por outras entidades, sendo exemplo a aplicação móvel “Info praia” da APA para smartphones ou tablets, que pode ser descarregada gratuitamente através do “Google Play” e da “App Store”.
A informação é apresentada de uma forma parecida à dos semáforos. Neste caso o semáforo vermelho não proíbe a entrada, mas alerta para que o nível de ocupação dessa praia está acima dos dois terços da sua capacidade máxima. O semáforo amarelo indica que a lotação da praia ultrapassou um terço da capacidade prevista, mas ainda não passou os dois terços dessa capacidade. O verde indica que a praia está pouco lotada, ou seja, não esgotou ainda um terço da capacidade que tem.
O Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Luís Encarnação, os vereadores Jorge Pardal e Mário Guerreiro, o presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Pedro Coelho, o comandante do Porto de Portimão Rodrigo Gonzalez dos Paços, o 2º comandante distrital da Proteção Civil, Abel Gomes e o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Lagoa, Vitor Rio, foram alguns dos elementos da comitiva que presencearam as condições de aplicação das medidas de segurança nas praias do concelho.
«Com o melhor cumprimento das regras de segurança e distanciamento, será possível continuar a usufruir do melhor que o verão e as magnificas praias do nosso concelho têm para oferecer, sem esquecer que temos agora novas exigências na convivialidade» acrescentou o autarca de Lagoa.