As equipas do Algarve Biomedical Center (ABC) já efetuaram até ao momento um total de 946 testes a utentes e profissionais de Estruturas Residenciais Para Idosos no concelho de Faro, não tendo sido detetado qualquer caso positivo de doença por SARS-CoV2, segundo anunciou a autarquia em comunicado.
Na operação realizada no âmbito do programa de testagem aos lares de idosos do Algarve, coordenada pelo Comando Regional de Emergência e Proteção Civil, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil em articulação com o Serviço Municipal de Proteção Civil da Câmara Municipal de Faro e com o apoio dos Bombeiros Sapadores de Faro e dos Bombeiros Voluntários de Faro, foram realizados desde o dia 4 de abril até 2 de maio, testes em 12 instituições do concelho, equivalendo a 14 equipamentos.
As equipas médicas do ABC responsáveis por este processo de recolha e análise rastrearam 529 utentes e 417 funcionários, tendo os resultados sido todos negativos. Após esta fase, serão realizados também testes a outras instituições de âmbito social do concelho.
O Município realça que o Serviço Municipal de Proteção Civil procedeu à entrega de Equipamentos de Proteção Individual (cerca de 3600 máscaras e viseiras de proteção) pelos lares e equipamentos de cariz social do concelho.