Sociedade

Covid.19:"Palavras que Abraçam" combatem solidão dos idosos de Faro

 
“História Contadas, Sorrisos Partilhados” é o projeto promovido pela Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa em parceria com a Plataforma Saúde em Diálogo que visa promover a ocupação saudável dos tempos livres dos idosos recorrendo e apoiando o trabalho com voluntariado.

 
Segundo explica a autarquia, desde 2018 que o projeto dinamiza um conjunto de propostas de atividades que promovem o envelhecimento ativo, a ocupação dos tempos livres e bem-estar dos idosos, recorrendo ao voluntariado. 
 
Na impossibilidade de manter o convívio regular com as 25 senhoras inscritas no projeto, devido às restrições impostas pela pandemia, foi criada a rubrica “Palavras que Abraçam”, com o envio mensal de uma carta e um caderno de atividades lúdicas para estimulação cognitiva e ocupação saudável dos tempos livres. Para além do contacto por carta, as utentes do projeto são contactadas por telefone semanalmente, de forma a minimizar a solidão, salienta nota do Município.
 
Os objetivos destas atividades, que se destinam em particular ao público sénior, pretendem combater a exclusão dos idosos e assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos e inserem-se nas metas de sustentabilidade da Agenda 2030, definidas pelas Nações Unidas, adianta a mesma nota.