Sociedade

Covid:19:Paulo Morgado confirma 20 profissionais de saúde infetados

Na conferência de imprensa realizada esta manhã na sede do Comando Regional de Emergência e Proteção Civil do Algarve, o Presidente da ARS Algarve, disse que os números dos últimos 7 dias na região, demonstram «estabilidade».

PUB
 
Paulo Morgado assegurou que os novos casos foram inferiores a 5%, por dia, e o número de doentes internados mantém-se estável com 20 internados nos dois hospitais (Faro e Portimão), 7 nos Cuidados Intensivos.
 
Apesar de os números revelarem estabilidade, «é necessário continuar a fazer centenas de testes, sendo uma situação que se pode alterar, mas estamos atentos e vigilantes», assinalou o responsável, enaltecendo a atitude da população que tem estado a cumprir com as regras de distanciamento e de isolamento «fundamentais para parar a contaminação do vírus e combater esta guerra que ainda não está ganha». Do ponto de vista dos atendimentos nas 3 Áreas Dedicadas ao Covid.19, nos Agrupamentos dos Centros de Saúde do Algarve (Barlavento, Central e Sotavento)., «nunca supera os 20 atendimentos diários e no Sotavento por vezes nem supera os 10 atendimentos diários». A maior parte das pessoas que têm a suspeita de infeção, estão a ser vigiadas por telefone pelos médicos de família,  se for necessário prescrevem os testes de despistagem.
 
Nas mesmas declarações, Paulo Morgado confirmou que em relação à última semana, há mais 4 profissionais de saúde infetados, totalizando 20. Nenhum está nas Unidades de Cuidados Intensivos. O responsável da Administração Regional de Saúde, aconselhou a que todas as pessoas que tenham sintomas, façam os testes de despistagem, «diria que em Portugal estamos a fazer testes de uma forma mais liberal, porque basta que as pessoas liguem para o SNS 24, dizendo que têm tosse ou dor de garganta, para que o serviço lhes prescreva um teste, coisa que não acontece noutros países, ou seja, há outras causas para que se tenha febre, tosse ou dor de garganta, até porque nesta altura do ano, ainda há outros vírus em circulação».
 
Portugal regista hoje 435 mortos associados à Covid-19, mais 26 do que ontem.
 
Segundo indica o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, há mais 1516 novos casos, para um total de 15.472 infetados. Em relação a quinta-feira, verifica-se um aumento de 10,8% no número de casos.
 
O relatório indica que a região Norte é a que regista o maior número de mortos 240 e 8897 casos, seguida da região Centro com 107 óbitos e 2197 casos, da região de Lisboa e Vale do Tejo com 78 óbitos e 3821 casos, o Algarve, com oito mortos e 279 casos, Açores com 2 óbitos e 94 casos e a Madeira com 59 casos positivos.
 
O Algarve tem 279 casos confirmados e 8 óbitos.
 
Albufeira tem 54, (+2) (2 óbitos) 
Faro - 44 (+2)
Loulé - 42 (+1), (1 óbito) -(Italiano que residia em Quarteira)  
Portimão - 30, (+5) (1 óbito)
Tavira - 25 (=)
Vila Real de Stº António - 13 (=) (2 óbitos)
Silves - 16 (+1)
Olhão - 10 (+1)
Lagoa - 3, (=) (2 óbitos)
Lagos - 3 (=)
 
Refira-se que estes dados são fornecidos pela DGS. Concelhos com menos de 3 casos, não aparecem na informação diária. A Direção-Geral da Saúde informa que os dados apresentados referem-se ao total de notificações clínicas no sistema SINAVE, correspondente a 78% dos casos confirmados.