Terminado o Estado de Emergência, a Universidade do Algarve informou que vai dar início à retoma gradual das atividades presenciais, esta segunda-feira, dia 4 de maio.
Seguindo as recomendações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a Ualg adianta na sua página oficial na internet, que foi aprovado um plano referente ao levantamento progressivo das medidas de contenção motivadas pela pandemia COVID-19.
Segundo comunicado do Reitor Paulo Águas, à comunidade académica, «A resposta de todos os envolvidos tem sido extraordinária, revelando uma forte resiliência e uma grande capacidade de superação. Não têm sido tempos fáceis. Todos desejam regressar ao presencial». O mesmo comunicado realça ainda que «durante o Estado de Emergência a Instituição não parou», agradecendo a todos o espírito de «missão cumprida».
Dada a necessidade de garantir "estabilidade e previsibilidade" no processo ensino-aprendizagem, em diálogo com as direções e pedagógicos e com a associação académica, a Ualg confirma que o calendário escolar aprovado para o ano letivo 2019/20 permanece em vigor, nomeadamente a conclusão a 26 de maio do período de aulas do 2.º semestre, mantendo-se as atividades letivas no regime de ensino a distância.
De acordo com a instituição de ensino superior, as práticas laboratoriais que foram "gravemente afetadas pela suspensão das atividades presenciais", deverão realizar-se antes do início do próximo ano letivo, "não podendo ser programadas para os períodos definidos para realização de exames nos meses de junho e de julho", sendo que o resultado das mesmas não deverá ser considerado para efeitos de inscrição no ano letivo 2020/21, pelo que no início da próxima semana será publicado despacho reitoral com informação mais detalhada sobre o regime excecional de funcionamento das atividades letivas até ao final do ano escolar 2019/2020 (aulas e avaliações).
Estarão asseguradas as condições em relação ao exercício da atividade presencial (funcionários não docentes), ou para quem desenvolve a mesma em ambiente de gabinete. Por exemplo, nas atividades de contacto com o público será obrigatório o uso de máscara comunitária , o que não acontecerá para quem desenvolve a sua atividade num gabinete sem atendimento ao público.
Esta segunda-feira, os portões da Universidade voltarão a estar abertos para toda a comunidade académica. Cantinas e Bibliotecas voltarão a funcionar. Os Serviços Académicos, os Serviços de Ação Social, o Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade e os Secretariados das Unidades Orgânicas continuarão a privilegiar o atendimento não presencial.
O Reitor alerta ainda que «cada um de nós, através da sua ação, tem um papel determinante no combate à pandemia, temos a obrigação não só de nos protegermos, mas também de proteger os outros».