Sociedade

Covid.19:Presidente da Câmara de Tavira diz que números não batem certo e pede explicações a Marta Temido

Na sequência da reunião do Conselho de Ministros desta quinta-feira, Tavira é um dois 8 concelhos algarvios que integra a lista dos concelhos com risco elevado de contágio.

PUB
A Presidente da Câmara de Tavira reagiu no Facebook «com surpresa e indignação» à notícia, explicando que a informação do Governo, através do Primeiro-ministro António Costa, «contraria os números que nos têm sido comunicados pelas autoridades de saúde local e regional (que são coincidentes) e que apontam que, no período considerado pelo Governo (entre 28/10 e 10/11), o concelho de Tavira tem um acumulado de 54 novos casos e, consequentemente, com 220 casos por 100.000 habitantes», abaixo do valor para integrar a lista do concelhos de risco.
 
Ana Paula Martins diz que os números «não estão em concordância» com os das autoridades de saúde local e regional, já que a DGS atribui, no período em questão, 60 novos casos a Tavira.
 
A responsável refere, contudo, que não é intenção do município «esconder ou alterar os dados» fornecidos pelas entidades de saúde pública, «nas quais depositamos toda a confiança», mas por se tratar de «uma injustiça», sublinha que é importante, «podermos esclarecer a população tavirense».
 
A autarca promete enviar ainda hoje, comunicações para o gabinete da Ministra da Saúde e para a DGS a solicitar esclarecimentos, «temos consciência do quanto estas limitações nos afetarão a todos e, em especial, as repercussões que terão no setor económico e social do nosso concelho», acrescenta.