Sociedade

Covid.19:Programa «Lagos Apoia» adapta-se ao cenário de pandemia com novas respostas sociais

Numa crise pandémica em constante transformação, estando Portugal atualmente em Estado de Emergência para fazer frente à 2ª vaga de contágios da Covid-19, o município de Lagos tem vindo a adaptar o pacote de medidas «Lagos Apoia».

PUB
Em comunicado, a autarquia faz saber que, a este programa de apoio às famílias e à economia local «têm sido acrescentadas novas ações», como sendo a promoção da administração gratuita de 2 mil vacinas a idosos do concelho, a entrega de viaturas a forças de segurança, Centro de Saúde de Lagos e agrupamentos escolares e a comparticipação na elaboração do "Plano de Recuperação Económica do Algarve" da AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve.
 
No mesmo comunicado, a autarquia lembra que, o programa «Lagos Apoia» foi aprovado com o objetivo de minimizar o impacto causado pela pandemia da Covid-19 junto da população.
 
Estas medidas englobam áreas como apoio social, apoio à economia, medidas de saúde, higiene e segurança e medidas culturais e informativas.
 
Nos meses de verão, as medidas adaptaram-se para o estímulo da economia local, mas também para a segurança nas praias. Próximos do inverno e Natal, a autarquia vira-se agora para outras frentes. Exemplo disso é a celebração de um protocolo que permite promover a administração gratuita da vacina da gripe, em farmácias comunitárias, a 2 mil idosos do concelho no âmbito do Programa "Vacinação SNS Local", reduzindo a pressão sobre os serviços de saúde.
 
Na área da economia, o município transferiu cerca de 11 mil euros como comparticipação na elaboração do "Plano de Recuperação Económica do Algarve" da AMAL, uma estratégia regional de combate aos efeitos nocivos provocados pela pandemia Covid-19 na economia algarvia. Para o Natal de 2020, apesar de todas as restrições, a autarquia está a preparar algumas iniciativas de estímulo às compras no comércio local.
 
Segundo o mesmo comunicado, o cumprimento de todas as normas de saúde e segurança também tem sido um dos focos do programa, reorganizando-se em torno das constantes mudanças do contexto pandémico. Para tal, foi trabalhada a atribuição do selo Clean & Safe a equipamentos museológicos e culturais e foram dadas orientações de utilização para os espaços desportivos. Pontualmente, também têm sido implementadas medidas excecionais, como foram alvo os cemitérios municipais no fim de semana de Dia de Todos os Santos, recorda a mesma fonte.
 
Entre os apoios sociais integrantes do «Lagos Apoia» encontram-se a distribuição de cabazes alimentares e de bens de primeira necessidade, medicação, refeições entregues ao domicílio e refeições distribuídas a pessoas em situação de sem- abrigo. Estes apoios continuarão a ser prestados para auxiliar as famílias, sendo que para tal poderá ser feito um contacto com a autarquia através dos telefones 282 780 900 e 282 771 700 (9h00-17h00) ou do email [email protected].
 
Na área da educação, a autarquia destaca a aquisição de 400 computadores portáteis e 150 tablets para alunos, em regime de empréstimo.
 
A população em geral, mas também as entidades que estão na linha da frente do combate à disseminação do vírus, também têm sido o foco da autarquia lacobrigense. No passado dia 27 de outubro, Dia do Município, foram entregues 6 viaturas a forças de segurança, Centro de Saúde de Lagos e agrupamentos escolares num investimento de cerca de 138.740,22 €. Já os equipamentos de proteção individual entregues (máscaras, álcool gel, luvas, fatos de proteção, entre outros) mereceram até à data, um investimento de 159.769,22 €.
 
Para além da comunidade lacobrigense, entre as entidades que beneficiaram destes apoios estão o Centro Hospitalar Universitário do Algarve - Hospital de Portimão, o Hospital Distrital de Lagos – Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio, o Centro de Saúde de Lagos, as autoridades locais (Guarda Nacional Republicana, Polícia de Segurança Pública e Polícia Marítima), as instituições (Santa Casa da Misericórdia de Lagos, CASLAS, Paróquia de Lagos e NECI), os Bombeiros Voluntários de Lagos, a Lagos Em Forma, as Juntas de Freguesia, o Estabelecimento Prisional de Silves, a CPCJ – Lagos e a Cruz Vermelha – Delegação de Lagos.
 
No mesmo comunicado, a autarquia assegura que, «continuará atenta à evolução epidemiológica, adaptando a sua abrangência ao contexto económico e social do concelho e tomando como prioridade o apoio à população que viu as suas vidas afetadas como consequência da crise pandémica». Nesse sentido, apela ao espírito cívico de todos os munícipes e visitantes para que cumpram todas as normas da Direção-Geral de Saúde, «mantendo o concelho de Lagos seguro para todos», concluiu.