Em tempos de confinamento, o Museu de Portimão adaptou-se à realidade não presencial, tal como já havia feito em março de 2020, tendo relançado a partir de 15 de janeiro o projeto “Museu em Casa”.
Com uma periodicidade diária, é objetivo do Museu de Portimão alargar as formas de acesso online e de comunicação digital dos seus principais conteúdos, atividades museológicas e patrimoniais (quer através da rede social Facebook, em www.facebook.com/museudeportimao/, quer da página na Internet www.museudeportimao.pt/museu-em-casa), continuando ativo, independentemente de futuros e eventuais períodos de confinamento.
Em nota enviada, a Câmara de Portimão refere que no projeto dirigido a todos os níveis etários, "é proposto um espaço simultaneamente divertido e educativo, na descoberta da história e da cultura local", percorrendo as várias ofertas do menu “Museu em Casa”, dividido pelos principais quatro temas: Oficina Educativa, Fábrica de Histórias, Visita Virtual e Edições Online.
Para além da variedade das propostas, é possível aceder e descobrir, por exemplo, no tema “Fábrica de Histórias”, a rubricas como “Uma Peça - Uma História“, “Nem tanto ao Mar, Nem tanto à Terra”, “Arquivo de Memórias”, “Conservar para Durar “ e “Gentes da Terra e do Mar”, esta última relacionada com o trabalho desenvolvido pelos jovens participantes no projeto “Férias no Museu”.
“Portimão- Território e Identidade “, é a proposta de uma viagem "pelas imersivas e inesperadas imagens", captadas por um guia voador, o “Senhor Drone” que poderá ser visualizada em https://museudeportimao.pt/museu-em-casa/1304-museu-em-casa-visita-virtual-drone.
Segundo o município, desde o seu reinício, o projeto “Museu em Casa” na página de Facebook Oficial do Museu "tem vindo a registar uma forte adesão e interação", com mais de 10.750 seguidores, que desfrutam de passatempos, histórias, jogos, filmes, exposições e peças, tendo como ponto de referência uma viagem pela cultura de Portimão.