A Câmara Municipal de Loulé e a Federação de Triatlo de Portugal tomaram a decisão de cancelar a última prova em solo português do calendário internacional de triatlo, o XIX Triatlo Internacional de Quarteira – Prof. Carlos Gravata, assim como o Triatlo da Quinta do Lago, devido à situação pandémica que o país e o mundo atravessam.
Em comunicado a autarquia diz que também foi cancelado o Campeonato Regional Trail organizado pela AFA (Associação de Atletismo do Algarve) e a ATR (Algarve Trail Runners) em Salir.
O XIX Triatlo de Quarteira estava inicialmente agendado para os dias 4 e 5 de abril, tendo posteriormente sido adiado para o fim de semana de 21 e 22 de novembro e, à semelhança de anos anteriores, iria integrar a Taça da Europa de Triatlo e a Taça de Portugal. Já o Triatlo da Quinta do Lago estava previsto acontecer no dia 15 de novembro, com a realização da última etapa do Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo, e serviria também de preparação para a prova de Quarteira. O Campeonato Regional Trail estava agendado para o dia 8 de novembro, na freguesia de Salir, e seria a prova de apuramento para a Final da Taça de Portugal.
De referir que, pelas mesmas razões, a Federação de Triatlo de Portugal cancelou igualmente o XXVI Duatlo de Grândola com a Taça de Portugal em Contrarrelógio, prova que encerraria a época desportiva.
“Lamentamos que estas competições desportivas não se realizem este ano mas, a saúde dos nossos concidadãos está em primeiro lugar e queremos, com esta iniciativa, reforçar a segurança, num momento em que o país se encontra numa situação epidemiológica que a todos preocupa”, referem os responsáveis autárquicos.
Ao contrário do que acontece com outras iniciativas desportivas, em contexto competitivo ou de treino, como é o caso dos jogos da 1ª Liga de Futebol, que decorrem em recintos onde é possível cumprir a alínea nº1 do artigo 22º da resolução de Conselhos de Ministros que permite a ocorrência de eventos desportivos, mas sem a presença de público, em relação a estas competições, o município explica que «seria impossível garantir a não comparência de público durante as provas». No caso de Quarteira, por exemplo, o evento tem como palco toda a cidade, desde a praia, onde decorre a prova de natação, às principais artérias, onde se desenrolam os circuitos de ciclismo e de corrida.