Sociedade

CPCJ e Câmara de Lagos lançam campanha contra maus tratos na infância

 
A Câmara Municipal de Lagos e a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Lagos (CPCJ) voltam, mais um ano, a unir-se na campanha de prevenção dos maus tratos na infância, que se realiza ao longo do mês de abril.

 
Este ano, devido à pandemia e consequente estado de emergência, todas as atividades presenciais foram canceladas, mas a autarquia e a CPCJ de Lagos não querem deixar de assinalar a data, continuando a alertar para a temática.
 
Como proposta de atividade para este ano, e uma vez que as famílias se encontram em recolhimento, a autarquia propõe a todas as crianças, jovens e às suas famílias, a elaboração de uma ilustração, um poema, uma fotografia, que tenha como mote do Laço Azul” (consulte a sua história aqui) como forma de sensibilização e de não esquecer a importância desta problemática.
 
“Serei o que me deres … que seja amor”, é o lema da campanha da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, para 2020.
 
Segundo a autarquia, "alertar, mexer consciências e contribuir para a implementação de políticas de prevenção" são alguns dos objetivos do Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância, sendo "cada vez mais urgente" sensibilizar o país e as famílias, para a necessidade de cuidar e proteger os mais novos, combatendo práticas violentas, sejam elas maus tratos físicos ou psicológicos.
 
A CPCJ de Lagos e a Câmara Municipal deixam o alerta, para que todos os cidadãos estejam atentos e denunciem situações de maus tratos evitando que, nesta fase, crianças e jovens estejam desprotegidos.