Economia

Cresc Algarve 2020 disponibiliza 750 mil euros para desenvolver recursos didáticos digitais

 
Por forma a acelerar a transição digital na educação e formação, o Programa Operacional do Algarve – Cresc Algarve 2020 vai disponibilizar 750 mil euros para o desenvolvimento de recursos didáticos digitais para o ensino e formação profissional.

Em nota enviada à comunicação social, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, explica que o objetivo passa por acelerar a transição digital, tendo o Programa Operacional do Algarve publicado um aviso de abertura de concurso para a apresentação de candidaturas de forma a disponibilizar o acesso a recursos educativos digitais de qualidade e a ferramentas de colaboração em ambientes digitais "que promovam a inovação no processo de ensino-aprendizagem, estimulem a criatividade e a inovação, permitam o acompanhamento à distância da sala de aula e o trabalho colaborativo online".
 
Poderão apresentar candidatura os estabelecimentos públicos de ensino e organismos do Ministério da Educação, a rede de centros de gestão direta e participada do IEFP, I. P., entidades gestoras dos Centros de Ciência Viva localizados no Algarve, e outras pessoas coletivas de direito público e de direito privado, com intervenção relevante na educação e formação profissional.
 
A dotação indicativa do concurso é de 750 mil euros e a taxa de cofinanciamento de 80%, efetuada com verbas do FSE – Fundo Social Europeu. Os recursos didáticos digitais a desenvolver deverão estar testados e disponibilizados à rede de educação e formação profissional até ao final do 1º semestre de 2023.
 
Com este concurso, o Algarve posiciona-se na primeira linha do processo de aceleração da transição digital na educação e formação profissional, sublinha a CCDR.