Sociedade

Criada Comissão Social da Freguesia de Quarteira

Quarteira, uma das freguesias do concelho de Loulé onde são mais acentuadas as problemáticas sociais, tem uma Comissão Social de Freguesia, criada na passada terça-feira, 4 de fevereiro.

PUB
 
Trata-se de um órgão da Rede Social do Concelho de Loulé que se apresenta com uma dinâmica de funcionamento e intervenção cooperativa, entre entidades públicas e privadas e outros atores locais, com o objetivo de potenciar o desenvolvimento local. 
 
A Comissão é composta pelo presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, que preside a este organismo, pelos representantes de todas as entidades públicas e privadas sem fins lucrativos, grupos comunitários organizados representativos de grupos de população e quaisquer pessoas dispostas a contribuir para o desenvolvimento social local que estejam implantados na freguesia.
 
Para além da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal, participaram nesta reunião de instalação da Comissão o Centro Paroquial de Quarteira, Fundação António Aleixo, Associação Humanitária de Doentes de Parkinson e Alzheimer, Banco do Tempo de Quarteira, Associação Humanitária de Ambulâncias de Quarteira, APALGAR – Associação de Amizades dos PALOP no Algarve, Agrupamento de Escolas Drª Laura Ayres, Centro de Saúde – Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados, Instituto de Emprego e Formação Profissional, Segurança Social e GNR.
 
A Comissão funciona nas instalações do Centro Autárquico de Quarteira.
 
Este organismo terá a incumbência de sinalizar as situações mais graves de pobreza e exclusão social existentes na freguesia, definir propostas de atuação a partir dos seus recursos, mediante a participação de entidades representadas ou não na comissão, encaminhar para o respetivo Conselho Local de Ação Social os problemas que ultrapassem a capacidade dos recursos da freguesia, propondo as soluções que tiverem por adequadas.
 
“Quarteira era a única freguesia do Concelho que não tinha a sua Comissão Social de Freguesia. Colocámos o desafio de formar esta Comissão à semelhança das outras até para estarmos mais atentos às questões sociais do ponto de vista de entreajuda e solidariedade que cada vez são mais exigentes”, referiu João Martins, vereador da Câmara Municipal de Loulé responsável pelo pelouro da Ação Social.
 
Este responsável reportou-se ainda à complexidade de Quarteira do ponto de vista social. “Se não tivermos esta alavanca, esta ferramenta de trabalho social a funcionar, estou convencido de que as coisas se agravarão. Quarteira tem um papel importante no concelho mas nem sempre a imagem dada é favorável e acaba por ter reflexos não só nos protagonistas mas também nas instituições. Nós queremos preservar essa imagem o mais saudável possível pois isso é bom para Quarteira e para o concelho”, sublinhou o vereador.
 
Em relação às “situações gritantes” que existem em Quarteira, João Martins disse ainda ser necessário fazer um levantamento para depois tratá-las individualmente.
 
Já o presidente da Junta de Freguesia, sublinhou o elevado número de pessoas que recorrem à Junta a pedir ajuda. “ Existiam algumas lacunas na lei que entravam conflito com o que estávamos a fazer ao nível do apoio social. Não havia uma base de dados para podermos chegar mais perto das pessoas”, explicou Telmo Pinto.