No próximo dia 18 de maio a baixa da cidade de Faro irá receber um evento de formato inovador intitulado "Menina estás à Janela".
Organizado no âmbito do Curso Técnico de Organização de Eventos da escola Secundária Pinheiro e Rosa (alunas do 2º ano), a iniciativa consiste num percurso pedonal no qual as janelas e varandas de diversos edifícios de reconhecido valor arquitectónico e histórico irão servir de palco para alguns artistas da região.
Ao longo deste percurso artístico, o público terá a oportunidade de assistir a espetáculos que vão desde o fado à poesia até ao teatro. A fadista Cátia Alhandra, o guitarrista José Alegre, o poeta Rogério Cão, o ensemble de trompetes do Conservatório Regional Maria Campina, serão alguns dos artistas a marcar presença nesta iniciativa cultural que irá percorrer oito janelas e varandas emblemáticas da baixa farense.
Através de diversas parcerias com entidades públicas, privadas e associativas da cidade, o evento estabelece uma dinâmica participativa entre as diferentes entidades e a comunidade com o objetivo de reforçar a identidade artística, cultural e patrimonial da cidade e da região.
Segundo as organizadoras da ideia, "utilizar janelas e varandas de edifícios históricos pretende também sensibilizar a sociedade em geral para a necessidade de reforçar a requalificação urbana da baixa de Faro, enquanto forma de construir uma cidade mais apelativa para residentes e visitantes".
O evento com uma lotação máxima de 50 espetadores, terá inicio pelas 11h30, à porta da Sardinha de Papel (Rua Conselheiro Bívar, 81-83).