Sociedade

Crianças: cuidado com os insufláveis no verão!

Os mais novos adoram, os pais ficam tranquilos por se tratar de um espaço seguro e sem grandes perigos, mas na realidade, os insufláveis não são assim tão inofensivos.

PUB
 
Tendo por base um estudo publicado recentemente, os insufláveis podem atingir a mesma temperatura que um carro fechado e ao calor, situação que compromete gravemente a saúde das crianças.
 
Com os tempos modernos, os insufláveis têm vindo a ganhar expressão nas mais variadas ocasiões. É comum que sejam a alegria de qualquer criança nas festas de verão – sejam festas de rua, aniversários ou casamentos – é muito comum que estejam presentes para entreter os mais pequenos.
 
Mas no calor do verão, a área de brincadeiras de plástico colorido pode tornar-se numa estufa sufocante que deixa as crianças em risco de insolação.
 
O estudo realizado por especialistas da Universidade da Geórgia, alerta que os insufláveis podem atingir valores 30º acima da temperatura exterior – um microclima semelhante à atmosfera sufocante dentro dos carros quentes.
 
Para este estudo os investigadores analisaram questões específicas de investigações que comparavam as condições de temperatura e humidade dentro de um insuflável com as condições ambientais exteriores.
 
Alertam que os pais devem estar muito atentos pois as crianças são mais sensíveis ao calor do que os adultos. Devem reparar em sinais de insolação sempre que estes estejam a praticar desportos ao ar livre ou, como o estudo de Andrew Grundstein e da sua equipa demonstra, quando brincam em insufláveis.
 
Para evitar danos para a saúde, os pais devem estar atentos a sinais como fadiga, náuseas, vómitos, enjoos e pele muito suada e corada. Oferecer água e vigiar os mais novos são a única opção.