Política

Cristóvão Norte confronta Ministro do Planeamento e InfraEstruturas sobre atraso/paragem das obras na EN125

O deputado algarvio do PSD Cristóvão Norte, interveio na Assembleia da República, para alertar o Governo para o não reinício das obras programadas na EN-125, no troço concessionado à Rotas do Algarve Litoral, ou seja, entre Sagres e Olhão.

PUB
 
A este respeito, o parlamentar indicou ao Ministro Pedro Marques, responsável pela pasta do Planeamento e Infraestruturas, que “ quem apoia o Governo proclama uma fórmula: sem investimento público não há crescimento económico. Hoje a tentação é travar tudo, pois fizeram escolhas erradas.O Relatório da UTAO diz isso mesmo.”  
 
A título de exemplo, referiu-se à EN -125, dando conta que são necessários esclarecimentos do Governo e compromissos de que a obra vai ser reiniciada, em particular face a notícias que dão conta de rescisão de contrato por parte de subempreiteiros que o deputado confirmou. 
 
Segundo Cristóvão Norte, as informações que recolheu revelam que “O Governo não transfere as verbas devidas para as InfraEstruturas de Portugal, esta, por sua vez, para a concessionária e esta última argumenta com o não recebimento do que lhe cabe para não pagar aos subempreiteiros. É importante que o Governo decida se entende que a requalificação da EN 125 é uma obra fundamental. Parece que não pela forma como estão a tratar esta matéria”.
 
Cristóvão Norte pediu ao Ministro para dizer quando serão as obras retomadas, se confirma e qual o valor da dívida e quando estará a obra concluída.
 
O Ministro, afirmou que a obra se reiniciaria até ao fim do Verão, não abordando qualquer umas das restantes questões, indica nota do parlamentar Social Democrata.