Política

Cristóvão Norte diz que "Monchique já foi esquecido por Lisboa"

O deputado do PSD, Cristóvão Norte afirma que, «os incêndios de Monchique já foram esquecidos por Lisboa», isto porque, «até ao momento, não foram implementadas medidas simplificadas de apoio à população».

PUB
 
Na audição do Ministro da Agricultura e Floresta, no âmbito da discussão da proposta de Orçamento de Estado para 2019, Cristóvão Norte considerou que, quem esteve em Monchique no rescaldo do incêndio ouvia as pessoas dizer: “não morremos já, mas vamos morrer aos poucos”.
 
O deputado laranja recorda que «o Governo nessa altura, num desfile infindável de Ministros fez juras de todo o apoio às vítimas, para que aquela comunidade se reerguesse». No entanto, «o governo está a falhar».
 
Para Cristóvão Norte, «estas pessoas estão sem apoio integral na reconstrução com verbas públicas. O governo deveria concretizar o mesmo que fez em 2017».
 
O mesmo deputado realça que, «o Governo não adotou o regime de ajudas simplificadas, mas sim as candidaturas ao PDR, mais complexas. Deste modo as pessoas, muitas delas idosas, enfrentam um muro burocrático que lhes parece intransponível».
 
O deputado do PSD lembra que «o primeiro-Ministro comprometeu-se com um programa para a reorganização económica da serra de Monchique, destacando a diversificação económica e o turismo, falando até do medronho e das questões apícolas mas, passados 3 meses, os holofotes já lá não estão, esqueceram daquelas pessoas no Orçamento de Estado 2019 e aquela vontade manifestada na altura esmoreceu».
 
Apelando a que o Governo «honre os seus compromissos e não aguarde pelo próximo ciclo de fogo», o deputado lamenta o arrastamento desta situação e os danos causados às pessoas que aguardam por esse apoio.