Política

Cristóvão Norte considera que exclusão da ACTA dos apoios do Estado, "é cratera aberta na cultura da região"

 
O PSD Algarve diz ter tomado conhecimento dos resultados do concurso da Direção Geral das Artes, incluída no Ministério da Cultura, os quais excluíram de apoios para os próximos quatro anos, cinco instituições culturais do Algarve, entre as quais a ACTA, a par do JAT – Coletivo Janela Aberta Teatro - Associação Cultural, a Mãozorra Associação Cultural e a Folha de Medronho – Associação de Artes Performativas.

Cristóvão Norte, presidente do PSD Algarve, assinala que "cronicamente a cultura tem tido escasso apoio na região, o que é um erro -, mas isto ninguém esperava. Sem desprimor para todos os projetos, a preponderância que a ACTA tem na região, também do ponto de vista do serviço escolar e itinerante que presta - verdadeiro serviço público -, pelo que a sua exclusão é um absurdo tão grande que não encontro justificação. Já indiquei aos deputados do PSD a importância de procurar reverter esta decisão, interpelando o Governo, e sei que o presidente da Câmara de Faro já escreveu ao ministro sobre isto. Estamos todos empenhados a que esta injustiça não prossiga", relata o responsável.
 
O PSD entende que, para além da questão dos apoios do Estado, "está patente a ausência de uma verdadeira e efetiva política de cultura integrada na região".