Política

Cristóvão Norte denuncia que CMRSUL «está a trabalhar a meio-gás»

 
Para o deputado do PSD, «o Governo assumiu, aquando da integração do CMRSUL no Centro Hospital e Universitário do Algarve, que esta unidade estaria a funcionar em pleno até ao final de 2018, no entanto, das 54 camas disponíveis, 18 estão encerradas, registando-se uma significativa lista de espera».

 
O parlamentar assinala em comunicado que na semana passada, o Conselho de Administração do CHUA «decidiu transferir, pelo menos, uma médica-especialista, desguarnecendo a unidade», cuja deliberação aponta, segundo o deputado, «que não há necessidade da profissional em causa e que a mesma pode ser cedida».
 
Cristóvão Norte, afirma que «dá dó a todos que conhecem ou beneficiaram com o CMRSUL que se esteja a desperdiçar cuidados de saúde que salvam vidas, que dão esperança. Quem tem um AVC, por exemplo, não pode esperar meses por tratamento. Estas opções que estão a ser tomadas podem abrir a porta à total desqualificação do CMR SUL, transformando-o num repositório de doentes urgentes dos hospitais do Algarve».
 
O deputado questiona a Administração do CHUA, «porque razão se mandam embora médicos dizendo que não fazem falta quando a instituição está a trabalhar a meio-gás?»
 
Com base nesta pergunta, os deputados do PSD eleitos pelo Algarve, Cristóvão Norte, Rui Cristina e Ofélia Ramos, esperam confrontar o Governo, em audição futura da Ministra da Saúde, sobre estes factos «gravosos», bem como outras iniciativas em articulação com o Vereador Bruno Sousa Costa da Câmara de São Brás do Alportel.