Política

Cristóvão Norte diz que, «CP está no grau zero de serviço e no menos um de respeito aos utentes do Algarve»

 
Deputado fala em mais de 716 supressões.

 
Na audição do Ministro das Infraestruturas e Obras Públicas, no âmbito da discussão da proposta de Orçamento de Estado para 2019, Cristóvão Norte abordou a questão da ferrovia no Algarve, considerando que  «Não o choca que entre 1 de Janeiro e 15 de Outubro se tenham registado 716 supressões, à razão de quase quatro por dia, mais de 70000 viagens não realizadas, pessoas que têm que ir para o emprego, ao médico… Não há memória de uma coisa destas na região».
 
O deputado do PSD inquiriu o Ministro a respeito da eletrificação que está prevista no programa Ferrovia 2020, e desde 2014 fixada como prioridade de investimento nacional para este ciclo de investimentos comunitários, e sobre o facto do Governo ter ainda não ter reconsiderado a sua posição de ter retirado a ligação ferroviária ao Aeroporto dessas opções fundamentais.
 
O mesmo deputado afirma que, «a ligação ao Aeroporto não anda, pior desanda. Essa obra é essencial para dar sustentabilidade à linha e desenvolvê-la por recurso a um potencial de 10 milhões de passageiros».
 
O Ministro, comprometeu-se, uma vez mais, que a obra de eletrificação começará em 2019, «e oxalá assim seja», adianto o parlamentar em comunicado.
 
Cristóvão Norte enfatiza ainda que em três anos assistiu-se a uma perda muito significativa do serviço ferroviário na região, o qual carece de há muito de investimento e que os governos nunca deram atenção merecida, mas que, cada ano que passa, a situação não conhece desenvolvimentos, «vai sendo pior, com as avarias sucessivas e a redução brutal de oferta que se verificou no último ano, algo que jamais tinha acontecido com tamanha gravidade».