O Posto Territorial da GNR de Loulé está a funcionar apenas com uma viatura operacional.
Segundo o deputado do PSD, Cristovão Norte, as restantes cinco viaturas encontram-se em reparação.
Com base em dados da Associação de Profissionais da Guarda, os episódios de avarias têm sido recorrentes, devido à obsolescência dos equipamentos e à falta de investimento.
O Parlamentar lembra em comunicado enviado à imprensa, que o Posto Territorial da GNR de Loulé, "cobre uma área muito extensa do concelho, sendo porventura, a nível nacional um dos Postos que terá sob sua jurisdição um território de maior dimensão".
Para Cristovão Norte, "é inconcebível, que a GNR esteja a funcionar nestes termos, sem condições de servir bem os cidadãos e zelar pela sua segurança, vida, bens e propriedade. É importante corrigir com urgência, pois quando a eficácia das forças de segurança enfraquece, pode resultar em indesejáveis níveis de criminalidade".
Por outro lado, o deputado assinala que "as pessoas estão convencidas que se estão a fazer grandes investimentos na GNR, mas depois no dia-a-dia nas pequenas grandes coisas vê-se que não é nada assim".
"O investimento público que se faz não chega para repor os equipamentos existentes, por isso são muitas as situações, na segurança, saúde ou na ferrovia", alerta o deputado, realçando que "passa a mensagem de que não há austeridade, no entanto, há desequilíbrios de funções vitais do Estado".
Nesse sentido Cristovão Norte e José Carlos Barros, suscitam ao Governo, a necessidade de assegurar os meios para que a GNR, atue na região com as devidas condições para cumprir a sua missão, promovendo a segurança e ordem pública.