Desporto

Cross Internacional das Amendoeiras em Flor está de regresso a Albufeira

No próximo domingo, dia 26 de fevereiro, a partir das 10h00, Albufeira recebe a 46ª edição do Cross Internacional das Amendoeiras em Flor.

PUB
O presidente da autarquia destaca a capacidade organizativa do município e dos seus parceiros em provas de nível mundial como esta, a importância do evento em termos de dinamização da economia local em plena época baixa e aproveita para convidar «para que no dia 26 venham até à Pista das Açoteias aplaudir os melhores atletas do mundo», regista José Carlos Rolo.
 
O Cross Internacional das Amendoeiras em Flor, que este ano, segundo a Associação de Atletismo do Algarve “dá mais um passo em frente na sua relevância internacional, ao ser incluído, após candidatura, pela World Athletics no CrossCountry Tour 2023, na categoria Gold Level, à semelhança do que aconteceu no ano passado”.
 
O edil de albufeira refere que «é sempre uma honra voltar a receber os melhores atletas do mundo na Pista de Crosse das Açoteias» e sublinha «a nossa experiência ao longo dos vários anos em que acolhemos a competição confirma que temos todas as condições para organizarmos grandes eventos de nível internacional». Cristiano Cabrita, vice-presidente e responsável pelo pelouro do desporto e Juventude, reforça as palavras do presidente afirmando que «Albufeira está no bom caminho para ser a Cidade Europeia do Desporto em 2026».
 
Esta é uma das mais antigas e importantes competições do Mundo na especialidade de Corta Mato. A primeira edição do evento realizou-se em 1977, através de uma parceria entre a Associação de Atletismo do Algarve, a Câmara Municipal de Albufeira e a Região de Turismo do Algarve, com o objetivo de promover o desporto e o turismo na região. Desde então, foram muitos os atletas de renome nacional e internacional que todos os anos, no mês de fevereiro, se deslocam até à capital do turismo nacional para disputar os melhores lugares da competição, completa nota de imprensa da autarquia.
 
Os primeiros vencedores do Cross Internacional das Amendoeiras foram os portugueses Carlos Lopes (1977) e Rosa Mota (1978, o primeiro ano no qual se realizou a prova feminina), registando-se ainda vitórias portuguesas em 1980/81 e 83, por Fernando Mamede; 1985/86, por António Leitão; 1988/89, por José Regalo; e 1995, por Paulo Guerra. Do lado feminino, Rosa Mota voltou a cortar a meta em primeiro lugar em 1985; em 1989 celebrou a vitória Albertina Dias; em 2003, Fernanda Ribeiro; e, em 2010, Dulce Félix.
 
A 46ª edição do Cross Internacional das Amendoeiras em Flor integra, igualmente, o Torneio/Campeonato Regional de Corta Mato e o 20.º Corta Mato Jovem das Areias de S. João. O evento é uma organização conjunta da Associação de Atletismo do Algarve e do Município de Albufeira e conta com o apoio do Instituto Português de Desporto e Juventude e da Região de Turismo do Algarve.