Sociedade

Cuidar dos netos diminui risco de Alzheimer

Esta é uma notícia animadora no Dia dos Avós!

PUB
 
São muitos os estudos que dão conta da importância e do significado de ser avó/avô, seja para os mais velhos, seja para os netos.
 
Um avô será sempre uma mãe ou um pai. Mas ser avô é muito mais divertido, sobretudo pela experiência que se conquista no tempo e que permite disponibilizar mais tempo e emoções completamente distintas.
 
Os netos adoram estar com os avós, sobretudo devido ao mimo e à “satisfação dos caprichos” que, mais ou menos inocentes, adoçam o coração dos mais novos, enquanto que os prepara para a vida no complemento dos pais.
 
 No dia Mundial dos avós o Lifestyle ao Minuto fala dos benefícios para a saúde e bem-estar deste ‘estatuto’ ou ‘profissão’, com base em estudos e opiniões de especialistas na matéria.
 
Cuidar dos netos diminui o risco de Alzheimer. De acordo com um estudo realizado em 2014 pelo Women’s Health Aging Project, na Austrália, as mulheres em pós-menopausa que passam tempo a cuidar dos seus netos têm um risco de desenvolver Alzheimer e outros problemas cognitivos menor do que as mulheres que não o fazem.
 
Dar carinho aos netos fortalece o sistema imunitário. A Dra. Kristine Arthur destacou na publicação Readers Digest que abraçar os netos ou simplesmente dar-lhe as mãos ajuda a fortalecer o sistema imunitário de avós e netos. “Quando as pessoas estão expostas a mais toque, geralmente têm uma diminuição nas células inflamatórias e um aumento dos glóbulos brancos”.
 
Os netos mantêm-no ativo e poderá despertar a criança que há em si. Quase se esquecia de como as crianças são ativas, mas os seus netos irão lembrá-lo e pedir-lhe para os acompanhar sempre que conseguir. E mais, ainda terá oportunidade de brincar e fazer coisas divertidas como se tivesse voltado à infância.
 
Poderá desenvolver uma amizade muito especial. A relação entre avós e netos pode ser realmente especial. Esqueça as regras e rotinas e aproveite os seus netos, eles vão querer partilhar todos os momentos divertidos e alegres consigo. E também vão querer que lá esteja para fazer o ‘dói-dói’ desaparecer e quem sabe dar um docinho de vez em quando.
 
Permite-lhe ‘beber’ da ‘fonte da juventude’. Ser avô é uma oportunidade única de ter um impacto positivo na vida de uma criança, permitindo que esta também nos rejuvenesça.
 
A par desta fabulosa lista de benefícios, deve-se incluir o facto de, muitos dos avós de hoje, não tiveram tempo para ser crianças ontem, pelo que, até isso, pode constituir uma novidade e um desafio conjunto.
 
Diz a lei da natureza que, a vida só faz sentido quando nos sentimos emocionalmente ativos e quando somos generosos, razão pela qual, cuidar dos netos aumenta naturalmente a longevidade, por tudo o que encerra, e pela sensação de se sentir “útil” que tanto aumenta a auto-estima e permite encarar a vida numa dimensão mais feliz e equilibrada.
 
Passados alguns anos da saída “dos filhos do ninho”, chega a alegria dos netos para nos dizer que, afinal somos novamente chamados a dar de nós e a sentirmo-nos importantes na vida de alguém. Neste dia dos avós, aproveite para ser feliz com os seus netos!