A autarquia de Lagos deliberou, na passada reunião de 06 de março, atribuir subsídios no montante global de 15 mil euros para o financiamento de atividades relacionadas com a pesca artesanal, a divulgação cultural e a dinamização de atividades para o público juvenil.
À Associação de Armadores da Pesca Artesanal do Barlavento Algarvio a autarquia informa em nota enviada à comunicação social, que aprovou atribuir um subsídio de 4 mil euros, o qual se destina a comparticipar a atividade da associação, reconhecendo a importância da mesma no apoio aos armadores e pescadores e atendendo ao interesse estratégico que a pesca artesanal tem para o desenvolvimento do Município.
Esta entidade sem fins lucrativos foi fundada em 1988, chegando a atingir 130 embarcações associadas, um número que desceu nos últimos anos, fruto das alterações no setor, para as cerca de 70 embarcações.
Mais de metade dos associados são de Lagos, assim como as respetivas tripulações. Entre os serviços prestados pela Associação encontram-se as questões inerentes aos cartões de operador, certificados da lotação, arqueações, cartões de gasóleo, licenças de estação, licença de pesca, motorizações, novas embarcações, modernização das mesmas, candidaturas a subsídios, apoio a linhas de crédito, aquisição e venda de embarcações, entre outras áreas inerentes a uma embarcação de pesca e de grande utilidade para os armadores e os pescadores, explica a mesma nota.
Promover o intercâmbio cultural e de experiências entre os participantes do projeto Orquestra Juvenil de Guitarras do Algarve e jovens que participam em projetos semelhantes em outros países é o objetivo do Encontro Internacional da AGA – GUITART que Lagos irá receber nos próximos dias 12 a 18 de abril, organizado pela Associação de Guitarra do Algarve.
Desta vez o encontro acontece com uma orquestra juvenil alemã e culminará com a apresentação de um concerto, agendado para o dia 17 de abril, no Auditório do Centro Cultural de Lagos. ”.