As «Noites da Moura Encantada» decorrem nos dias 11, 12 e 13 de julho e prometem transformar esta histórica localidade algarvia num verdadeiro ponto de encontro das culturas mediterrânicas, destaca nota da Câmara de Vila Real de Stº António, enviada ao nosso jornal.
De entrada livre, o evento decorre entre as 18h00 e as 00h00, com uma programação que inclui música ao vivo, dança oriental, gastronomia, mercado de artesãos, teatro, oficinas e animação de rua.
Ao longo de três noites, as ruas de Cacela Velha «enchem-se de aromas exóticos e sons encantadores, com especial destaque para o souk – mercado tradicional – onde se poderá adquirir artesanato e produtos típicos», adianta a autarquia. A gastronomia mediterrânica marca também presença, com a possibilidade de degustar especiarias e iguarias características desta herança cultural.
O antigo cemitério da vila será transformado num espaço lúdico com jogos islâmicos, enquanto o Largo da Fortaleza acolhe o teatro de marionetas A Lenda das Amendoeiras em Flor. Haverá ainda contos do Mediterrâneo com Rita Sales, melodias afro-árabes de kora com Bacisko Susso, e o tradicional Adhan (chamamento para a oração do crepúsculo), além de animações itinerantes com Guérrab, Ensemble Khaliji e El Laff.
A publicação assegura que, a música ao vivo assume papel central na programação, com concertos como Músicas das 3 Culturas, na Cisterna, por Helena Madeira, e Músicas de Al-Andalus, na igreja matriz de Cacela Velha, interpretadas por Emilio Villalba e Sara Marina, que transportam o público numa viagem sonora através da história e da tradição árabe-andaluza.
Ao pôr do sol, o adro da igreja recebe o espetáculo Houssam Arabic Chillout e Giro Sufi, e o encerramento de cada noite será marcado por uma performance de fogo e dança oriental com a bailarina Mónica Pereira.
As «Noites da Moura Encantada» são organizadas pela Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, em colaboração com a Ibérica – Eventos e Espetáculos e a ADRIP – Associação de Defesa, Reabilitação, Investigação e Promoção do Património Natural e Cultural de Cacela.