Os espectadores desta que foi a terceira edição da Monte Gordo Sand Race tiveram o privilégio de assistir, neste segundo dia, a uma competição moto com uma hora de duração, marcada por uma luta intensa pela vitória, depois de o inglês Todd Kellett, dominador da corrida da véspera, ter sido forçado a abandonar logo à nona volta. A partir daí, os franceses Cyril Genot e Jeremy Hauquier e o norueguês Hakon Fredrikssen foram-se alternando no comando. As últimas voltas foram emocionantes, com Genot e Fredrikssen a rodarem quase lado a lado, com a vitória a pender para o francês. Ao pódio subiu também Milko Potisek, com o top 5 a incluir ainda Lars Berkel e Julien Lieber. Terminaram na mesma volta os nove primeiros classificados, grupo onde se incluía, no 9.º lugar, Luís Outeiro, o melhor piloto luso. Damien Prevoto, vencedor entre os veteranos, fechou o top 10 e Paulo Alberto foi 11.º.
Amandine Verstappen e Evan Demeester foram os vencedores, respetivamente, entre as senhoras e os Juniores. Diogo Ventura e Ruben Ferreira triunfaram entre os que participaram em pares.
A segunda manga dos Quad voltou a ter como vencedor o inglês Harry Walker, em Laeger’s, que se impôs ao francês Pablo Violet, em Yamaha, com os belgas Olivier Vandendijck e Glenn Swarte, ambos em Honda, em terceiro e quarto lugar. Este quarteto completou 13 voltas de uma corrida que teve 45m de duração. A posição seguinte foi para o belga Dirk Schelfhout, vencedor entre os veteranos. Os portugueses Nuno Gonçalves, o melhor da comitiva lusa, e Luís Fernandes, ambos em Yamaha, terminaram em 8.º e 9.º da classificação geral.
Em ano de estreia, o Troféu Yamaha/Mini Monte Gordo Sand Race juntou 24 pilotos com idades compreendidas entre os 8 e os 16 anos. Na corrida destinada aos Quad deste segundo dia, João Susano, na categoria Fun, e Rui Alves, entre os iniciados, repetiram os triunfos da véspera. Nas motos, Duarte Marques voltou a vencer entre as YZ85, enquanto Afonso Torcato triunfou entre as YZ65.
A Monte Gordo Sand Race 2025 encerrou com a festa final do pódio que consagrou os vencedores e, a uma jornada do final do FIM Sand Races World Championship, diversos campeões do mundo desta temporada.
A Monte Gordo Sand Race foi uma organização conjunta da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António e do Automóvel Club de Portugal, tendo-se disputado sob a égide da Federação de Motociclismo de Portugal (FMP) e da Federação Internacional de Motociclismo (FIM).
Mais informações em: https://montegordosandrace.pt