Sociedade

D. Vitorino Soares é o novo Bispo do Algarve

Fotos - Samuel Mendonça/GIDAlg
Fotos - Samuel Mendonça/GIDAlg  
D. Vitorino José Pereira Soares iniciou ontem, o seu ministério como Bispo do Algarve, na eucaristia celebrada na Sé de Faro, sendo o 34.º bispo da diocese desde a transferência da sede episcopal de Silves para Faro, em 1577.

PUB

Na primeira homilia como Bispo do Algarve, D. Vitorino Soares agradeceu «a obra e a serenidade de D. Manuel Madureira Dias» e pediu a D. Manuel Quintas, a quem sucede, o seu «manto de sabedoria, de fortaleza e de prudência».

Reconheceu no Algarve «uma vocação muito própria»: «É terra de encontro, terra aberta ao mar, terra onde chegam pessoas de todos os continentes, terra onde convivem diferentes culturas e credos religiosos.» Um quadro que descreveu como «um enorme desafio pastoral, mas também uma extraordinária oportunidade missionária».

Nascido a 19 de outubro de 1960, em Luzim, Penafiel, D. Vitorino Soares foi ordenado sacerdote para a Diocese do Porto a 14 de julho de 1985. Foi formador e prefeito de seminários, capelão militar, diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral da Juventude e pároco em Paredes. Nomeado Bispo Titular de Gisipa e Auxiliar do Porto em 2019, foi reitor do Seminário Maior do Porto e presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios. Foi eleito Bispo do Algarve pelo Papa Leão XIV a 14 de julho de 2026.