Como é sabido o Teatro Lethes em Faro passou recentemente a fazer parte da criação da Rede Ibérica de Teatros Históricos associada à European Route of Historic Theatres.
O anúncio europeu da inclusão do Teatro Lethes nesta Rede, aconteceu em Almagro (Espanha) onde a Câmara de Faro e a ACTA marcaram presença; bem como representantes diplomáticos portugueses em Madrid e o Secretário-Geral da Rede Ibérica associada à European Route of Historic Theatres, Carsten Jung.
Refira-se que a Rede Europeia de Teatros Históricos distingue e liga através de doze rotas geográficas e turisticamente estratégicas, os mais belos, interessantes e preservados teatros construídos entre o período renascentista e as primeiras décadas do século XX.
Neste contexto e em declarações ao Algarve Primeiro, Dália Paulo, que já foi diretora regional de Cultura do Algarve, referiu que a criação da Rede Ibérica com os quatro Teatros portugueses - Teatro Lethes, Teatro São Carlos, Teatro Garcia de Resende e Teatro Circo - associada à Rede Europeia de Teatros Históricos "é um acontecimento significativo e muito feliz para a cultura nacional".
Dália Paulo adiantou que "os teatros são o palco para a construção (e manutenção) de uma identidade europeia forte e para a criação de laços afetivos entre os vários povos, colocando em contacto a identidade de cada um e a criação contemporânea, o que contribui para a afirmação da Europa".
Para o Algarve a inclusão do Teatro Lethes na fundação desta Rota Ibérica "é um valioso contributo para reforçar a Cultura na região, assim como possibilita uma maior visibilidade ao excelente trabalho de criação e de programação desenvolvido pela ACTA", destacou ainda a atual Chefe de Divisão de Cultura e Património da Câmara Municipal de Loulé.
Para esta responsável, "trabalhar em rede é sair da zona de conforto, é criar laços e sinergias que permitem transformar o olhar e criar novas oportunidades".
No entender de Dália Paulo, "há um novo mundo que se abre a este Teatro farense" dando os parabéns à ACTA e à Câmara Municipal de Faro por colocar o Teatro Lethes na Rota Europeia de Teatros Históricos.