Sociedade

Dado mais um "passo" para criação da Área Marinha Protegida de Interesse Comunitário na Baía de Armação de Pêra

Cerca de 50 pessoas participaram em mais uma sessão de trabalho no âmbito do processo participativo para a criação da primeira Área Marinha Protegida de Interesse Comunitário na Baía de Armação de Pêra, anunciou a autarquia silvense.

PUB
 
A reunião que teve lugar no dia 7 de maio, foi organizada pelo Município de Silves, a Fundação Oceano Azul, Centro de Ciências do Mar (CCMAR) da Universidade do Algarve, a Associação de Pescadores de Armação de Pêra e a Junta de Freguesia de Armação de Pêra.
 
Representantes de todas as entidades presentes colaboraram assim, em mais um passo deste processo participativo contribuindo com as suas sugestões de como a área marinha protegida de interesse comunitário poderá contribuir para o desenvolvimento local e regional, tendo havido consenso na visão que se pretende para a criação desta área e para os valores que a mesma deve preservar. 
 
Do mesmo modo, a autarquia adianta em nota de imprensa que todos os presentes reconhecerema a necessidade e a importância desta área para o desenvolvimento de setores estratégicos para a economia azul e de iniciativas promotoras da literacia do oceano.
 
«O que se pretende, com a criação desta AMPIC-BAP é essencialmente proteger os ecossistemas marinhos de extrema riqueza deste recife», salientou Rosa Palma, Presidente da Câmara Municipal de Silves, destacando, ainda, a mais valida desta iniciativa «no que à utilização sustentável desta zona, promovendo a pesca local e o turismo de natureza sustentáveis, a par com a preservação dos seus valores naturais, biodiversidade e serviços de ecossistema (capital natural azul)».
 
Este processo irá envolver reuniões de trabalho dedicadas à delimitação, zonamento e regulamentação desta área. A próxima sessão está prevista já para dia 30 de maio, com o objetivo final de entregar ao Governo, no fim deste ano, uma proposta de criação da Área Marinha Protegida de Interesse Comunitário na Baía de Armação de Pêra.