Sociedade

Dado mais um "passo" para criação da Área Marinha Protegida de Interesse Comunitário na Baía de Armação de Pêra

Foto|António José Correia
Foto|António José Correia  
Cerca de 50 pessoas participaram em mais uma sessão de trabalho no âmbito do processo participativo para a criação da primeira Área Marinha Protegida de Interesse Comunitário na Baía de Armação de Pêra, anunciou a autarquia silvense.

PUB
 
A reunião que teve lugar no dia 7 de maio, foi organizada pelo Município de Silves, a Fundação Oceano Azul, Centro de Ciências do Mar (CCMAR) da Universidade do Algarve, a Associação de Pescadores de Armação de Pêra e a Junta de Freguesia de Armação de Pêra.
 
Representantes de todas as entidades presentes colaboraram assim, em mais um passo deste processo participativo contribuindo com as suas sugestões de como a área marinha protegida de interesse comunitário poderá contribuir para o desenvolvimento local e regional, tendo havido consenso na visão que se pretende para a criação desta área e para os valores que a mesma deve preservar. 
 
Do mesmo modo, a autarquia adianta em nota de imprensa que todos os presentes reconhecerema a necessidade e a importância desta área para o desenvolvimento de setores estratégicos para a economia azul e de iniciativas promotoras da literacia do oceano.
 
«O que se pretende, com a criação desta AMPIC-BAP é essencialmente proteger os ecossistemas marinhos de extrema riqueza deste recife», salientou Rosa Palma, Presidente da Câmara Municipal de Silves, destacando, ainda, a mais valida desta iniciativa «no que à utilização sustentável desta zona, promovendo a pesca local e o turismo de natureza sustentáveis, a par com a preservação dos seus valores naturais, biodiversidade e serviços de ecossistema (capital natural azul)».
 
Este processo irá envolver reuniões de trabalho dedicadas à delimitação, zonamento e regulamentação desta área. A próxima sessão está prevista já para dia 30 de maio, com o objetivo final de entregar ao Governo, no fim deste ano, uma proposta de criação da Área Marinha Protegida de Interesse Comunitário na Baía de Armação de Pêra.