Faro

Dália Paulo

 
Dália da Conceição Paulo, é natural de Faro. Apostada no conhecimento e na sua publicação, Dália Paulo, foi diretora do Museu Municipal de Faro, tendo visto o seu trabalho dignificado através de prémios como:

 
“O Melhor Museu Português pelo triénio 2003/05” atribuído pela Associação Portuguesa de Museologia, “O Prémio MUSEAL”,o Prémio de “Melhor Trabalho de Museologia 2006”, atribuído pela (APOM) que comprovam um trabalho e uma dedicação notáveis.. 
 
Na mesma sequência, ganhou o estatuto de “Instituição Cultural mais ativa da Cidade de Faro”, com o prémio atribuído pela Tertúlia Farense em Maio de 2009. 
 
Em termos académicos, Dália Paulo é Doutorada em Museologia na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, tendo apresentado a tese subordinada ao tema: “O papel dos Museus na construção de uma imagem regional: o caso do Algarve“. 
 
É Mestre em História da Arte sendo também de destacar a sua formação em Arqueologia Romana. 
 
Autora de dezenas de publicações na área da Museologia, destacam-se alguns dos seus trabalhos: 
 
“A musealização de um território: o caso de Bordeira, Santa Bárbara de Nexe, Faro“, MUSEAL, Câmara Municipal de Faro: 
 
“Museus do Algarve: marcos de identidade regional “Museus em Rede” publicado no Boletim da Rede Portuguesa de Museus, apresentadas no corrente ano, ficando por anotar muitos outros títulos da sua autoria e em colaboração com outros autores que dão sentido aos estudos que tem realizado ao longo da sua carreira. 
 
Fora da região, ocupa o cargo de Delegada Regional na Associação Portuguesa de Museologia (APOM). 
 
Foi Diretora da Revista MUSEAL 2006 / 09 e uma das ideólogas e fundadoras da Rede de Museus do Algarve  em 2007 e da Rede de Teatros do Algarve em 2016.
 
Em Novembro de 2009, foi nomeada Diretora Regional de Cultura do Algarve, tendo exercido o cargo até 2013. 
 
Em 2014 assume a direção da Divisão de Cultura e Património da Câmara Municipal de Loulé, até 2016.
 
Em março de 2014 passou a ser membro da Direção do ICOM (International Council of Museums) Portugal.
 
Foi Comissária do Programa "365 Algarve", integrando o gabinete do Secretário de Estado da Cultura (2016/2017).
 
Presidente da Direção da Acesso Cultura 2016/2019 e Vice-Presidente da Direção da Comissão Nacional Portuguesa do ICOM 2017/20. 
 
É Diretora Municipal na Câmara Municipal de Loulé, desde dezembro de 2017.
 
No dia 31 de maio de 2024, Dália Paulo, enquanto diretora municipal na Câmara de Loulé, responsável pelo Museu Municipal e pelo setor da Cultura, foi premiada com o galardão de “Mérito Profissional na área da Museologia”, na cerimónia dos prémios da APOM - Associação Portuguesa de Museologia. Na mesma cerimónia, a monografia dos Banhos Islâmicos de Loulé e Casa Senhorial dos Barreto também foi galardoada pela APOM. Refira-se que Dália Paulo, foi precisamente uma das obreiras da musealização dos Banhos Islâmicos e Casa Senhorial dos Barreto. 
 
(Atualização:05-06-24)
(+) Faro

Joana Santos

João de Brito

Rita Salazar

Robert Viola

Carlota Sério