Faro
Dália Paulo
Dália da Conceição Paulo, é natural de Faro. Apostada no conhecimento e na sua publicação, Dália Paulo, foi diretora do Museu Municipal de Faro, tendo visto o seu trabalho dignificado através de prémios como:
“O Melhor Museu Português pelo triénio 2003/05” atribuído pela Associação Portuguesa de Museologia, “O Prémio MUSEAL”,o Prémio de “Melhor Trabalho de Museologia 2006”, atribuído pela (APOM) que comprovam um trabalho e uma dedicação notáveis..
Na mesma sequência, ganhou o estatuto de “Instituição Cultural mais ativa da Cidade de Faro”, com o prémio atribuído pela Tertúlia Farense em Maio de 2009.
Em termos académicos, Dália Paulo é Doutorada em Museologia na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, tendo apresentado a tese subordinada ao tema: “O papel dos Museus na construção de uma imagem regional: o caso do Algarve“.
É Mestre em História da Arte sendo também de destacar a sua formação em Arqueologia Romana.
Autora de dezenas de publicações na área da Museologia, destacam-se alguns dos seus trabalhos:
“A musealização de um território: o caso de Bordeira, Santa Bárbara de Nexe, Faro“, MUSEAL, Câmara Municipal de Faro:
“Museus do Algarve: marcos de identidade regional “Museus em Rede” publicado no Boletim da Rede Portuguesa de Museus, apresentadas no corrente ano, ficando por anotar muitos outros títulos da sua autoria e em colaboração com outros autores que dão sentido aos estudos que tem realizado ao longo da sua carreira.
Fora da região, ocupa o cargo de Delegada Regional na Associação Portuguesa de Museologia (APOM).
Foi Diretora da Revista MUSEAL 2006 / 09 e uma das ideólogas e fundadoras da Rede de Museus do Algarve em 2007 e da Rede de Teatros do Algarve em 2016.
Em Novembro de 2009, foi nomeada Diretora Regional de Cultura do Algarve, tendo exercido o cargo até 2013.
Em 2014 assume a direção da Divisão de Cultura e Património da Câmara Municipal de Loulé, até 2016.
Em março de 2014 passou a ser membro da Direção do ICOM (International Council of Museums) Portugal.
Foi Comissária do Programa "365 Algarve", integrando o gabinete do Secretário de Estado da Cultura (2016/2017).
Presidente da Direção da Acesso Cultura 2016/2019 e Vice-Presidente da Direção da Comissão Nacional Portuguesa do ICOM 2017/20.
É Diretora Municipal na Câmara Municipal de Loulé, desde dezembro de 2017.
(Actualização:17-03-18)