Sociedade

David Santos sai da CCDR Algarve entra Francisco Serra

O ministro do Planeamento e Infra-estruturas, Pedro Marques, exonerou, esta quinta-feira, os presidentes da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), Emídio Gomes, e do Algarve (CCDRA), David Santos.

PUB
 
Segundo o "Público" o comunicado do ministério justifica a decisão, no caso do líder da CCDRAlgarve “por não estarem reunidas as condições necessárias para a observação das orientações superiormente emanadas”.
 
O curto texto do documento refere ainda que “o Governo iniciou de imediato os procedimentos administrativos para a substituição dos responsáveis daquelas entidades”. O processo formal de substituição não deve estar concluído, contudo, antes de Julho, por causa dos necessários procedimentos administrativos.
 
A situação de David Santos à frente da CCDRAlgarve tornara-se o alvo de críticas dos socialistas depois de, no final de Janeiro, ter sido eleito líder da distrital de Faro do PSD. 
 
Os socialistas defenderam que o líder, ainda que distrital, de um partido não pode estar à frente de um cargo que mexe com questões tão sensíveis como a distribuição de fundos a municípios de diferentes cores partidárias.
 
O "Público" destaca que sobre David Santos recai ainda a suspeita de ter revelado informações privilegiadas, depois de o PSD do Algarve, de que é líder, ter emitido um comunicado sobre o alegado fim dos contratos de Emprego/Inserção (um processo gerido pelas CCDR e tutelado pelo Ministério do Trabalho), semanas antes do tema ter sido tornado público. 
 
A moção sobre regionalização que o PSD/Algarve levou ao Congresso do PSD, em Março, também contribuiu para que o Governo tivesse comunicado a David Santos, já há algumas semanas, que a sua permanência no cargo não seria possível.
 
O jornal sabe que o sucessor de David Santos será Francisco Serra, actualmente director da Escola Superior de Gestão e Hotelaria da Universidade do Algarve e antigo vogal executivo do Hospital de Faro. Admite-se que continuem na equipa da CCDRAlgarve os dois actuais vice-presidentes, Nuno Marques, de PSD, e Adriano Guerra, do CDS-PP.