Sociedade

De 25 a 27 de junho, Portimão será a capital da percussão

Foto|D.R
Foto|D.R  
Portimão será a capital da percussão reunindo percussionistas de renome nacional e internacional, na primeira edição de DDP Dias da Percussão Portimão, de 25 e 27 de junho.

Durante estes três dias, o festival faz uma mostra do mundo eclético da percussão com uma programação diversificada que inclui concertos, desfiles, oficinas e masterclasses desde a música tradicional, à contemporânea, clássica e passando pelo jazz. 
 
O programa conta com dois concertos que se realizam no TEMPO - Teatro Municipal de Portimão e um no Auditório Municipal de Portimão. Esta edição abre com uma noite dedicada ao Jazz, João Guimarães Grupo apresenta o seu mais recente trabalho *UM* com João Guimarães no saxofone, Eduardo Cardinho no vibrafone, Francisco Brito no contrabaixo e Márcos Cavaleiro na bateria. No sábado, pelas 19h00, o duo Isabel Vaz (violoncelo) e Vasco Dantas (piano) sobem ao palco do grande auditório numa fusão artística de dois conceituados artistas musicais da atualidade nacional que, com a participação especial de Vasco Ramalho na marimba, embarcam numa viagem sonora pelas obras de Joly Braga Santos, R. Aaron Walters com paragem obrigatória nas "4 Cidades" do compositor turco Fazil Say – precisamente 9 anos depois da estreia original da obra. 
 
O último dia do DPP Dias da Percussão Portimão 2021 é dedicado à música contemporânea para percussão, e acontece no Museu de Portimão. O concerto de encerramento, às 17h00, inicia com a estreia da encomenda do festival a João Pedro Oliveira, "In the House of the Glass King (2021)", escrita para Vasco Ramalho, marimba, Nuno Aroso, vibrafone e Algarve Grupo de Percussão Contemporânea. 
 
Destaque ainda para uma "homenagem à cidade de Portimão e às suas gentes. Não sou natural de Portimão, mas aqui escolhi viver, nestes fluxos migratórios que caracterizam a nossa sociedade" explica Vasco Ramalho que irá estrear a criação da obra musical para Marimba e "Sardinhofone", idealizado e construído pelo portuense Flávio Monteiro, que dará assim vida a antigas latas de sardinha, transformando-as num instrumento musical, numa performance que terá lugar dia 27 pelas 15h00 no Foyer exterior do Museu de Portimão.
 
A Black Box do TEMPO Teatro Municipal de Portimão e o Auditório do Museu Municipal, recebem as Masterclasses de Vibrafone, Marimba e Bateria e o Jardim 1º de Dezembro, na tarde de dia 26, acolhe a Oficina de Percussão Africana. Pelas ruas de Portimão e Alvor, a animação é feita com o desfile  dos Bomboémia, Grupo de Percussão da Universidade do Minho. Na tarde de dia 26, no Café Concerto do TEMPO, os artistas locais que queiram atuar na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, poderão ter uma conversa B2B com o seu programador, Álvaro Santos, Diretor Artístico convidado nesta I Edição do Dias da Percussão Portimão 2021 sob inscrição.
 
Os bilhetes encontram-se à venda nos locais habituais. O Festival Dias da Percussão Portimão é um projeto d` O Corvo e a Raposa Associação Cultural, com o Município de Portimão como parceiro estratégico e cofinanciamento da Direção Geral das Artes.