Periodicidade: Diária | siga-nos | seja fã
PUB
 
De vez em quando, temos de fazer o ‘reset’
Imprimir Partilhar por email
07-04-2019 - 11:18
Tal como o nosso carro precisa de uma revisão para substituir algumas peças devido ao desgaste em função da sua utilização, acredito que o nosso organismo também precise de reiniciar a sua atividade.
 
É verdade que através do sono nos preparamos para nos renovarmos e começarmos um novo dia, mas para além da muita informação que recebemos diariamente e pelo esforço que dedicamos ás nossas tarefas e preocupações, torna-se necessário fazer uma paragem de vez em quando, isto porque nem sempre as férias nos permitem essa libertação total.
 
Precisamos de estar uns minutos diariamente connosco próprios de sentir o nosso corpo e deixar fluir a nossa mente. Precisamos de reformular alguns hábitos alimentares e, com tudo isto, estamos a preparar o nosso organismo para uma nova etapa.
 
Na realidade, todos queremos é tirar cada vez mais partido das nossas energias e capacidades, pelo que, esse reinício permite-nos selecionar aquilo que deixou de ser importante para nós. Só com essa escolha é que  conseguimos “ter espaço” para algo novo. Não é por acaso que, só conseguimos aprender algo novo quando estamos disponíveis e, para tal temos de criar esse espaço livre dentro de nós.
 
Pessoas que passem muito tempo com pessoas tóxicas, acabam por ter a mente poluída com tanta negatividade e ainda precisam mais de fazer este tipo de operação de limpeza, por isso, tenha em mente a necessidade de ir buscar novas forças diariamente.
 
Elimine uma boa parte dos açúcares e gorduras da sua vida. Beba mais água, faça algum tipo de exercício diário, nem que seja em casa para se libertar de tensões, aproveite para estar em silêncio e afastado dos ecrãs nesses momentos.
 
Faça com que a sua família se interesse por este tipo de momentos de descontração, já que é mais fácil que os filhos se ajustem a este novo estilo para melhor poderem respeitar os pais e seguirem eles também uma forma de vida mais saudável e feliz.
 
Procure momentos de tranquilidade e faça uma boa leitura, procure temas do seu interesse numa biblioteca e cultive-se. Nos momentos em que estava com o smartphone ou na internet, tente dar espaço a uma leitura que o entusiasme e melhore o seu estado de espírito.
 
Não tem de fazer tudo isto de uma vez, até porque isso seria também desgastante para o corpo e mente. Vá incluindo novas formas de estar e de pensar a vida no seu quotidiano. Faça-o de forma suave e interessante, pois o entusiasmo que colher desses pequenos gestos será fundamental para a nova fase que está a encetar.
 
Acredite que, ao longo do tempo, vamos acumulando muitas “cargas” negativas de que não precisamos e que temos de eliminar.
 
Como se trata de um processo complexo e não imediato, sugiro que vá incluindo novos conteúdos à sua vida, que crie etapas para fazer as suas novas escolhas e que reflita acerca do que se está a desembaraçar, já que é importante tomar consciência do que não quer.
 
Faça este exercício dentro de si, ouvindo o que a sua mente lhe diz e, vai certamente encontrar a “receita” para o novo percurso que pretende encetar.
 
Faça refeições mais leves e mais vezes ao dia, já que isso evita “pesos” no estômago e digestões mais difíceis. Coma quatro peças de fruta ao longo do dia. Introduza mais legumes na sua alimentação e reduza os hidratos de carbono. Com esta alteração, vai sentir-se mais ativo e liberto. Procure fazer as suas refeições com poucos molhos, opte por temperar apenas com um fio de azeite. Coma mais sopa antes das 
refeições. Acredite que o seu organismo vai reparar que está numa nova etapa de vida.
 
Depois, procure dormir sempre às mesmas horas, pois este tipo de rotina ajuda a reparar os níveis do organismo. Não faça atividades muito enérgicas antes de ir dormir e afaste-se dos ecrãs antes de ir para a cama, pois estes ativam o cérebro e implicam na qualidade do sono.
 
Não durma com telefones no quarto. Permita-se descansar e estar completamente liberto para uma boa noite de sono.
 
Converse em família. Cultive o hábito de falarem acerca do vosso dia à hora da refeição. Todos podem e arrumar a cozinha depois do jantar. 
 
Aproveite todos os momentos em família para depois todos poderem relaxar e descansar ao mesmo tempo. Com este horários suportados por todos, terão muito mais tempo para estar juntos e num tempo de qualidade, ao mesmo tempo que todos vão respeitar os momentos de silêncio.
 
Não abdique de um momento em contacto com a natureza sempre que tem essa possibilidade. Aproveite uns minutos para olhar o mar ou respirar o ar puro das árvores. Assim, sem esforço e compreendendo a razão pela qual faz sentido fazer o ‘reset’, a sua vida vai começar a melhorar e os seus momentos de felicidade serão cada vez mais uma realidade. Desfrute de uma nova fase, aproveite o bom tempo e o sol para recuperar energias.
 
Faça boas escolhas!
 
Fátima Fernandes
 
COMENTÁRIOS
 
MAIS NOTÍCIAS
-

Quem é que disse que temos de ser perfeitos?



-

Não são “os outros” que decidem a nossa vida



-

Saiba aquilo que prejudica (e muito) um relacionamento



-

Perdemos demasiado tempo com a vida dos outros e pouco com a nossa



-

A importância de saber respeitar a vontade do outro



PUB
 
MAIS LIDA ONTEM
Saiba onde é mais caro comprar casa no Algarve

Saiba onde é mais caro comprar casa no Algarve

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Folar de Olhão candidato às 7 Maravilhas Doces de Portugal

Folar de Olhão candidato às 7 Maravilhas Doces de Portugal

ver mais
 
“Revitalizar Monchique” arranca em maio com voluntariado na Via Algarviana

“Revitalizar Monchique” arranca em maio com voluntariado na Via Algarviana

ver mais
 
VRSA:Homem detido por roubos na via pública

VRSA:Homem detido por roubos na via pública

ver mais
 
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio